Secretaria da Segurança lança em Santos Projeto União para integrar Polícia e comunidade

Aviso de Pauta - Sábado, dia 17

sex, 16/03/2001 - 9h19 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Sábado, dia 17

A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Seis (Deinter 6), lança neste sábado, dia 17, em Santos, o Projeto União. O lançamento será durante uma gincana para arrecadar gêneros alimentícios e produtos de higiene que, posteriormente, serão distribuídos, pela Unisantos, entre várias instituições de caridade.

Voltado para o atendimento às vítimas de violência que sofreram algum trauma, o Projeto União conta com assistentes sociais (dois formados e sete estagiários), quatro estagiários de Enfermagem, quatro de Direito, quatro de Farmácia, quatro de Psicologia, dois motoristas e dois policiais. Os estagiários serão sempre supervisionados por um profissional da área. Estes profissionais poderão utilizar nove salas para entrevistas, atendimento de saúde, assessoria jurídica, enfermagem, espaço para agendamento, além de viaturas e computadores, entre outros itens.

O Projeto União foi criado por intermédio da Portaria Deinter 6-nº 3, publicada dia 6/03/2001, no Diário Oficial do Estado, e objetiva integrar o atendimento psicossocial aos públicos interno e externo. Os cidadãos vítimas de violência, assim como suas famílias, contam com ajuda especializada para enfrentar e superar o choque causado em uma situação de confronto. Um dos aspectos que pode ser considerado inovador no projeto é o de propiciar também aos policiais civis recursos para melhoria de sua qualidade de vida pessoal e funcional, ou seja, o policial que necessitar, por exemplo, de assessoria jurídica, pode se utilizar dos profissionais da área de direito que prestam serviço no projeto. A premissa básica do Projeto União, portanto, está baseada em uma moderna filosofia de polícia comunitária e criação de vínculos sólidos e permanentes entre a instituição prestadora do serviço de segurança pública e a comunidade.

Desenvolvido em caráter experimental, nas dependências anexas ao 3º Distrito Policial de Santos, o Projeto União, coordenado pela delegada Elizabeth Aparecida Souza Barreto, além de oferecer suporte emocional, vai averiguar as causas que provocaram a situação conflituosa e trabalhar para combater seus efeitos. Sugerir licença médica, afastamento, permuta ou transferência funcional, para os policiais, sempre que necessário, obedecidas as normas legais e institucionais. O trabalho integrado proposto pelo projeto buscará sempre a melhoria e o aprimoramento dos serviços prestados à população.

O diretor do Deinter 6, Alberto Corazza, idealizador do Projeto União, se mostra entusiasmado com a adesão da população à proposta: ‘Nós temos percebido uma resposta positiva imediata da população e dos policiais. Por intermédio do projeto, a Polícia Civil está muito mais presente na comunidade; e esse é o aspecto que deve ser enfatizado’.

Participam da primeira Gincana Beneficente do Projeto União: membros da comunidade, policiais civis e representantes das instituições que, por meio de parcerias, integram o projeto (Ordem dos Advogados do Brasil, Unisantos, Clube Soroptimista Internacional de Santos e Sociedade Amigos da Polícia de Santos).