Secretaria da Saúde premia projetos inovadores dos funcionários

Prêmio Idéia Saudável reconhece iniciativas que melhoram atendimento à população

sex, 28/08/2009 - 17h45 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo possui uma premiação para identificar os melhores projetos criados por servidores de hospitais e ambulatórios que aprimoram o atendimento à população, otimizam suas rotinas e de colegas ou organizam unidades de saúde. Conhecido como o “Oscar da Saúde”, o Prêmio Ideia Saudável, que está em sua terceira edição, foi entregue no Theatro São Pedro, na Barra Funda, em São Paulo. Cerca de 500 representantes dos funcionários participaram do evento.

Na categoria atendimento ao cidadão, o troféu ficou com o Hospital Dr. Arnaldo Pezzutti Cavalcanti, com o projeto “O Transporte de Vidas que Buscam a Saúde”. A iniciativa mantém uma van que, a cada 30 minutos, faz o trajeto entre o hospital e o bairro carente de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes. Dezenas de usuários da unidade que sofriam com a falta de transporte na região foram beneficiados pela medida.

O segundo lugar foi para o Hospital Estadual de Bauru, com “Tratamento Interdisciplinar das Hepatites Virais”, projeto que promove prevenção e reabilitação do portador de hepatite, além de prestar atendimento humanizado e melhorar as condições de tratamento aos portadores da doença.

A terceira colocação foi para o Centro de Referência da Saúde da Mulher, com o trabalho “Care, Um Atendimento Arrojado”. Direcionado a pacientes portadoras de câncer de mama, o projeto encurta o prazo para agendamentos de consultas e exames, além de tornar mais rápidos o diagnóstico e tomada de decisões. Isso propicia mais eficácia ao tratamento, principalmente no estágio inicial da doença.

Outras categorias

O Hospital Regional de Cotia foi o vencedor na categoria organização de serviços. A unidade faturou o primeiro e o segundo lugares ao apresentar os projetos “Inclusão do Cuidador na Assistência Nutricional e Fonoaudiológica ao Paciente após Alta Hospitalar” e “Atenção Psicológica a Pacientes e Familiares em Hospital Dia Infantil”.

O Hospital Estadual Vila Alpina levou o troféu de terceiro colocado na categoria, com “Unidade de Cuidados Especiais Pediátricos: Um Novo Conceito no Cuidado de Crianças Portadoras de Doenças Crônicas”, que tem por objetivo a redução da permanência dos pacientes na UTI pediátrica e o aumento da satisfação dos pais em relação aos cuidados prestados aos seus filhos.

Categoria RH

Na categoria recursos humanos, o troféu ficou para o projeto “Sorria Saúde”, que cuidou da reabilitação oral dos funcionários da Secretaria da Saúde de São Paulo, por meio de próteses totais. O trabalho foi realizado em conjunto entre o Ambulatório do Gabinete do Secretário e outros órgãos e hospitais.

Na mesma categoria, a segunda colocação foi para o projeto “Conhecendo Quem Faz”, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, que promove a aproximação entre os profissionais de saúde e as crianças e adolescentes internados no hospital. “Café da Manhã com o Diretor”, do Hospital Regional de Assis, foi o terceiro colocado.

Além do troféu, os vencedores ganharam uma viagem de navio. Os segundos colocados receberam uma filmadora. Os terceiros premiados foram premiados com uma viagem para uma das colônias de férias dos funcionários do Estado. Ao todo, 161 projetos foram inscritos no Prêmio Ideia Saudável. Em 2007, primeiro ano do evento, 79 trabalhos disputaram a competição.

Da Secretaria da Saúde