Secretaria da Saúde alerta sobre prática indevida de esportes

Exames físicos e sorológicos devem ser realizados antes de começar as atividades

ter, 24/03/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde constatou que a prática de exercícios de forma errada tem levado muita gente ao hospital.  Com base em dois mil atendimentos realizados no ano passado, no Ambulatório de Medicina Esportiva do Hospital Estadual Ipiranga, na zona sul da capital, 90% dos pacientes chegaram lesionados ou com algum problema de saúde relacionado à prática indevida de esportes.

A predominância dos casos são torções nos joelhos ou tornozelos, responsáveis por 70% das ocorrências ortopédicas. Em segundo lugar aparecem os problemas de coluna, seguidos de lesões musculares, articulares e doenças cardíacas.

Exames físicos e sorológicos devem ser realizados antes de começar atividades esportivas, assim, evita sobrecargas no organismo. A Secretaria adverte que esses exames são fundamentais para avaliar se o paciente possui ou não algum problema nas articulações, músculos e ossos, e se está bem de saúde.

Antes de iniciar qualquer atividade física:

– Procure um médico e realize todos os exames sorológicos e físicos, entre eles eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico;

– Faça aquecimento e alongamento corretamente antes e depois dos exercícios;

– Use calçados e roupas apropriados ao esporte que será praticado;

– Se for correr, use calçado com amortecedor, pois ajuda a reduzir o impacto e evitar lesão.

Da Secretaria da Saúde