Secretaria da Saúde abre semana estadual de combate à dengue

Cerca de 25 mil agentes de saúde irão participar da mobilização

sex, 16/11/2007 - 10h32 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inicia na próxima segunda-feira, 19 de novembro, uma semana inteira de atividades para prevenir e combater a dengue. Até sábado acontecerão eventos por todo o Estado, em parceria com as prefeituras, mobilizando 25 mil profissionais de saúde para alertar à população e buscar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é evitar que a dengue retorne com força no próximo verão.

Profissionais estaduais e municipais de saúde organizarão arrastões, panfletagens, teatros, oficinas, palestras, exposições, carreatas, limpeza urbana e recolhimento de entulhos e outras atividades para prevenir a proliferação do mosquito, evitando que os paulistas sejam infectados pelo vírus da dengue no próximo ano.

Na capital haverá ação especial do Esquadrão Anti-Dengue da Secretaria. Cerca de 50 agentes irão atuar na Vila Sônia, zona oeste da cidade, região com grande incidência de dengue.

Será realizado um verdadeiro arrastão nas ruas do bairro, incluindo visitas casa a casa, distribuição de panfletos, vistoria de terrenos baldios e orientação da população. O esquadrão também seguirá para outros municípios da Grande São Paulo ao longo da semana.

“São Paulo quer dar o exemplo, mostrando que governos e população podem e devem unir forças contra a dengue. Esta mobilização estadual é muito importante para que a doença possa ser controlada nos municípios paulistas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Secretaria de Estado da Saúde

(L.F.)