Secretaria da Justiça une 240 casais em casamento comunitário

Programa é destinado a pessoas de baixa renda, impossibilitadas de arcar com as despesas para legalizar a união

sex, 27/11/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

Neste domingo, 29, 240 casais de baixa renda vão realizar o sonho de legalizar seu casamento. É que a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania (SJDC), em parceira com os cartórios de registro civil de Capela do Socorro, Santo Amaro e Parelheiros (zona sul de São Paulo) e o Shopping Interlagos, promoverá o casamento comunitário. Desde 2002, quase 3,5 mil casais já foram beneficiados em ações como esta. 

O Casamento Comunitário é um programa direcionado a pessoas de baixa renda, impossibilitadas de arcar com todas as despesas necessárias à legalização de um casamento. Casais sem condições financeiras podem buscar um cartório de registro civil próximo a sua residência e solicitar a isenção de pagamento do registro, com base artigo 1512 do Código Civil.

A cerimônia, que será realizada no estacionamento coberto do Shopping Interlagos, irá oficializar a união de 240 casais da região. Uma decoração especial será preparada para a data, com tapete vermelho e flores, entre outros itens. Os casais inscritos ganharão um brinde surpresa, oferecido pela administração do centro comercial.

A SJDC já realizou inúmeros casamentos comunitários. Ao todo, foram beneficiados cerca de 4.000 casais. A primeira edição ocorreu em 2002. A maior foi em 2004, quando 1.339 casais formalizaram suas uniões no Ginásio do Ibirapuera. Em outubro, foi realizada uma cerimônia no CEU Paraisópolis, com 34 casamentos – o evento fez parte da Virada Cultural.

Da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania