Secretaria da Justiça promove debate sobre reforma judiciária

nd

seg, 24/04/2000 - 15h08 | Do Portal do Governo

‘A Reforma do Judiciário’ será tema de debate promovido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em parceria com o Sindicato dos Procuradores do Estado de São Paulo e o Centro Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito da USP (Fadusp). O debate acontecerá dia 27 de abril, quinta-feira, a partir das 19 horas, no auditório do prédio anexo da Fadusp (Rua Riachuelo, nº 185 – térreo).
O objetivo do evento é realizar uma análise crítica da proposta da reforma judiciária que tramita no Congresso Nacional. Segundo Belisário dos Santos Júnior, secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, é uma oportunidade de apontar caminhos alternativos para aqueles pontos
que não foram contemplados na proposta apresentada. ‘O que a população precisa é um Poder Judiciário mais ágil, eficiente, com acesso fácil e menos burocrático’, afirma Belisário.
O público alvo deste debate serão estudantes, profissionais do Direito e dirigentes de organizações não-governamentais (Ongs). Durante a sua realização será aplicada uma pesquisa aos participantes, sob responsabilidade de professores da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, que representará um diagnóstico de avaliação da proposta de reforma do judiciário. Os resultados do debate e da pesquisa serão publicados numa edição especial da Revista XI de Agosto.
Participarão do evento a deputada federal Zulaiê Cobra Ribeiro, relatora do projeto da reforma judiciária; o desembargador Antônio Cesar Peluzo, diretor da Escola Paulista da Magistratura; o professor Andrey Koeme, da Escola de Sociologia e Política de São Paulo; o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Belisário dos Santos Júnior; o presidente do
Centro Acadêmico ‘XI de Agosto’, Davi Tangerino; e do presidente do Sindicato dos Procuradores do Estado, Ney Duarte Sampaio.