Secretaria da Justiça prestigia Feira da Saúde no Pátio do Colégio

Ação buscou promover exercício da cidadania e contribuir para melhoria da saúde e qualidade de vida dos participantes

seg, 29/04/2019 - 13h56 | Do Portal do Governo

Representantes da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado participaram da 21ª Feira da Saúde realizada no Pátio do Colégio, no centro da capital. O evento, realizado na última sexta-feira (26), foi organizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com o poder público e diversas entidades.

A ação teve o objetivo de promover o exercício da cidadania e contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos participantes. Na abertura da feira, o vice-presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordini, ressaltou a importância do evento.

“É uma grande alegria estarmos aqui novamente. Queremos agradecer a todos os voluntários e empresas que entendem a importância desta ação e se fazem presentes para amenizar um pouco o sofrimento da população carente, cujo acesso à saúde é deficitário”, afirmou.

A secretária-executiva da pasta, Ana Paula Bandeira Lins, prestigiou a abertura e destacou a parceria com a Associação Comercial. “É uma satisfação enorme participar deste acontecimento porque é uma corrente do bem. A união de todas as entidades públicas, com todas as instituições da sociedade civil, é muito importante para compartilhar conhecimento e praticar a cidadania”, ressaltou.

Serviços

Entre os serviços oferecidos pela Secretaria da Justiça e Cidadania na feira estiveram a aplicação da vacina HPV, destinada a meninas com idade entre 11 e 17 anos, por meio da Coordenação de Políticas Públicas da Mulher.

Os cidadãos também tiveram acesso gratuito à medição de peso e altura, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), órgão vinculado à Secretaria da Justiça. A equipe também fez a entrega do “Guia Prático de Consumo”, com informações sobre a melhor forma de utilizar produtos, serviços e instrumentos, como balanças.

O Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED) promoveu rodas de conversa para abordar a dependência química. Durante a Feira da Saúde, a população contou com mais de 20 serviços, como exame de vista, orientação odontológica, vacina de febre amarela, medição de pressão arterial e glicemia (diabetes), teste de hepatite C e avaliação de tipo sanguíneo.

Os participantes puderam conferir diversos estandes informativos com orientações sobre saúde bucal, câncer de próstata, incontinência urinária, saúde do idoso, doenças sexualmente transmissíveis, doenças mentais e doenças raras. Em alguns casos, foi feito o encaminhamento para instituições especializadas.

Também houve tendas com serviços de massagem, recebimento de doação de mechas de cabelo para fabricação de perucas para pacientes com câncer, além de orientação jurídica e previdenciária (aposentadoria).