Secretaria da Justiça participa de Virada Social em Paraisópolis

Serão realizados bate-papos sobre violência doméstica e uso racional da água

seg, 29/06/2009 - 11h30 | Do Portal do Governo

O Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, promove nesta segunda, 29, bate-papos na E.M.E.F. Paulo Freire, em Paraisópolis, distrito de Vila Andrade, na zona sul de São Paulo.

Durante evento, os alunos das sete turmas do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) discutirão sobre a “Lei Maria da Penha – violência doméstica contra a Mulher”, com a assessora de Defesa da Cidadania da Secretaria da Justiça e doutora em Direitos Humanos, Cintia Béo. O segundo bate-papo será sobre o Programa Uso Racional da Água (Pura), da Sabesp.

O CIC participou da Virada Social em duas outras etapas, com os bate-papos sobre temas como endividamento, violência doméstica, acesso à Justiça e o papel do Ministério Público, ocorridos em maio. A última participação do CIC na Virada Social do ano será em outubro com o casamento comunitário.

Virada Social

A Virada Social é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), que articula todas as demais secretarias, com a Prefeitura e a sociedade civil. O objetivo principal é reduzir os índices de vulnerabilidade social da área com a participação e sustentabilidade local.

A Virada Social começa com a entrada das tropas especiais da Polícia Militar, que realizam a chamada Operação Saturação durante 90 dias para o restabelecimento da ordem e da segurança na área.  Em paralelo, vários atores do poder público e sociedade civil e se organizam para realizar ações nas áreas de saúde, educação, revitalização urbana, cultura, assistência social, cidadania, trabalho, saneamento e outras melhorias na qualidade de vida dos moradores locais.

Sobre o CIC

O CIC é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que proporciona o acesso à Justiça, por intermédio de serviços públicos, e conta com dez postos fixos localizados em regiões periféricas da cidade de São Paulo (Norte, Sul, Leste e Oeste), Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas.