Secretaria da Justiça participa de Virada Social em Paraisópolis

População participa de bate-papos sobre temas como endividamento, violência doméstica, acesso à Justiça; encontros vão até 7 de maio,

seg, 04/05/2009 - 20h53 | Do Portal do Governo

O Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, participa da terceira edição da Virada Social que acontece em Paraisópolis, distrito de Vila Andrade, na zona sul de São Paulo. A população da região terá a oportunidade de participar de bate-papos sobre temas como endividamento, violência doméstica, acesso à Justiça e o papel do Ministério Público. Os encontros vão até 7 de maio, no CEU Paraisópolis, a partir das 19 horas.

Uma segunda etapa será em junho, com a participação do CIC em estilo de mini-jornada, com emissão de documentos e serviços de saúde, cultura e lazer. Já a última participação do CIC na Virada Social do ano será em novembro com o casamento comunitário.

Virada Social

A Virada Social é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), que articula todas as demais secretarias, com a Prefeitura e a sociedade civil. O objetivo principal é reduzir os índices de vulnerabilidade social da área com a participação e sustentabilidade local.

O programa parte do pressuposto de a inclusão social é importante instrumento de segurança pública.  Porém, o que torna a Virada Social uma iniciativa única é a sua característica de promover uma intensa comunhão de esforços entre várias secretarias e órgãos do Governo do Estado, da Prefeitura e entidades da sociedade civil.

A Virada Social começa com a entrada das tropas especiais da Polícia Militar, que realizam a chamada Operação Saturação durante 90 dias para o restabelecimento da ordem e da segurança na área.  Em paralelo, vários atores do poder público e sociedade civil e se organizam para realizar ações concretas de curto, médio e longo prazos nas áreas de saúde, educação, revitalização urbana, cultura, assistência social, cidadania, trabalho, saneamento e outras melhorias na qualidade de vida dos moradores locais.

Sobre o CIC

O CIC é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que visa a proporcionar o acesso à Justiça, por intermédio de serviços públicos, e conta com dez postos fixos localizados em regiões periféricas da cidade de São Paulo (Norte, Sul, Leste e Oeste), Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas.

Nas unidades do CIC a população tem acesso a serviços públicos gratuitos e pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento local, por intermédio de palestras informativas sobre temas diversos, como oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic) e atividades educativas de promoção e conscientização acerca de direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos (PEDH).

Programação do CIC na Virada Social:

Dia 05 de maio (terça-feira)

Bate-papo sobre “Lei Maria da Penha-violência doméstica contra a Mulher” – Cintia Béo (assessora de Defesa da Cidadania da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania e doutora em Direitos Humanos).

Dia 06 de maio (quarta-feira)

Bate-papo sobre “Acesso à Justiça e o papel da Defensoria Pública do Estado de São Paulo” – Davi Eduardo Depiné Filho (2º subdefensor público geral do Estado de São Paulo)

Dia 07 de maio (quinta-feira)

Bate-papo sobre “O Papel do Ministério Público e o Movimento do Ministério Público Democrático” – Roberto Livanu (promotor de justiça e presidente do Movimento do Ministério Público Democrático).

Serviço:

Evento: Virada Social

Local: CEU Paraisópolis

Data:  até 7 de maio

Horário: A partir das 19 horas

Endereço: Rua Dr. José Augusto de Souza e Silva, s/nº – Paraisópolis

Tel.: (11) 3846-5787 (Approach)