Secretaria da Justiça participa da Virada Social no Jardim Elisa Maria

Evento acontece nos dias 26 e 27 de maio às 9 horas no Jardim Maria Elisa

sex, 25/05/2007 - 12h20 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e seus órgãos vinculados participam nos dias 26 e 27 de maio, a partir das 9 horas, no Jardim  Elisa Maria (zona norte da capital) do projeto Virada Social, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da articulação de outras secretarias de Estado e a Prefeitura da capital, para gerar ações  integradas de cidadania visando à diminuição dos índices de violência nas  periferias.

Os programas e órgãos vinculados da Secretaria da Justiça, como o Centro  de Integração da Cidadania (CIC); Escritório de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos; Fundação Procon-SP; Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Instituto de Medicina Social e de  Criminologia (Imesc) e Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), promoverão diversas ações de cidadania em três localidades do Jardim Elisa Maria, duas escolas e na Praça Posto de Comando da Polícia Militar.

No sábado e domingo do lançamento do projeto Virada Social haverá  atividades diversas, desde informações sobre direitos do consumidor  (Procon), passando por emissão de segundas vias de certidões, informações sobre tráfico de seres humanos, até medição de peso e altura (Ipem).

Além de ações da Secretaria da Justiça durante o fim de semana, os CICs Norte e Oeste promoverão três mini-jornadas com emissão de documentos de  RG, carteira de trabalho e segundas vias de certidões, nos meses de junho e julho, na creche Imaculado Coração de Maria, no Jardim Princesa e em outros dois locais a serem definidos.

Projeto Virada Social

O projeto teve origem na Secretaria da Segurança Pública, com a operação saturação da Polícia Militar, que mapeia regiões violentas do Estado de São Paulo e realiza ações concentradas das tropas especiais da polícia no local escolhido.

A partir de uma demanda, houve a elaboração de um projeto que reunisse ações integradas nas áreas sociais de saúde, educação, cidadania, infra-estrutura urbana, iluminação pública, emprego, qualificação profissional, dentre outras, a fim de reduzir a violência de maneira eficaz e permanente.

Surge, então, a Virada Social, que estenderá sua atuação a pequeno, médio e longo prazo.Um mapeamento da Secretaria da Segurança Pública, baseado em dados (entre 2004 e 2006) do serviço de informação criminal da Prefeitura de São Paulo – Infocrim escolheu o Jardim Elisa Maria, localizado na Brasilândia, periferia da zona norte de São Paulo, para receber as primeiras ações integradas do projeto.

O bairro possui uma população de 247.328 pessoas, moradora de favelas, principalmente, apresenta altos índices de evasão escolar e as maiores demandas da região por saneamento básico, atendimento de saúde e espaços de cultura, lazer e esportes. Além disso, concentrou o maior número de homicídios e estupros no distrito da Brasilândia no período avaliado.

Programação – Virada Social

Centro de Integração da Cidadania (CIC) – 26 de maio, das 10 às 16 horas – segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito. E.E. Profª Luiza Sallete J. de Almeida.

Mini-jornadas – 27 de junho, das 10 às 16 horas. Creche Imaculado Coração de Maria. Rua Susine, 19 – Jardim Princesa. 17 de julho, das 10 às 16 horas. Local a ser definido.

Escritório de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos – 26 de maio, às 10 horas e 27 de maio, às 14 horas – Vídeo, palestra e debate sobre tráfico de seres humanos. E.E. Profª Luiza Sallete J. de Almeida.

Procon – 26 e 27 de maio, das 9 às 13 horas – Orientações sobre direitos do consumidor e distribuição de material educativo. E.E. Profª Luiza  Sallete J. de Almeida.

Itesp – 26 de maio, das 10 às 13 horas – Palestra sobre “Horta Doméstica” e 27 de maio, das 10 às 13 horas – Palestra com tema “Farmácia no Quintal”. E.E. Profª Luiza Sallete J. de Almeida.

Imesc – 26 e 27 de maio, das 11 às 14 horas –  Infodrogas: atendimento eletrônico. E.E. Profª Luiza Sallete J. de Almeida.

Ipem e Corpo de Bombeiros – 26 e 27 de maio, das 9 às 17 horas – Orientações sobre segurança de botijões de gás GLP: mangueiras e registros. Praça Posto de Comando.

Ipem – 26 de maio, das 10 às 17 horas – Medição de peso e altura. E.M.E.F Castro Alves.

Serviço: Secretaria da Justiça na Virada Social do Jardim Elisa Maria (distrito de Brasilândia)

Data: 26 e 27 de maio

Horário: a partir das 9 horas

Locais:

E.E. Profª Luiza Salette J. de Almeida, à Avenida Deputado Cantídio Sampaio, 1701.

E.M.E.F Castro Alves, à Rua Agenor Alves Meira, 285.

Praça Posto de Comando da Polícia Militar, entre as ruas Carlos Lamarca e Expedito Armando Cardoso de Melo.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania