Secretaria da Justiça organiza seu arquivo com ajuda de detentos

Reeducandos do presídio de Franco da Rocha foram os responsáveis pela recuperação de 10 mil documentos

dom, 28/10/2012 - 11h16 | Do Portal do Governo

Um mutirão de reeducandos que cumprem pena em regime semiaberto no presídio de Franco da Rocha foi o responsável pela recuperação de 10 mil documentos do acervo da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. O espaço tem uma área aproximada de mil metros quadrados e está dividido por 15 prateleiras. Há documentos desde 1893 que compreendem todos os processos da Secretaria.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

O acervo, que tinha passado por um processo de organização pela última vez em 1994, retomou a atividade em fevereiro deste ano. Após a limpeza, três pessoas se dedicaram a restaurar os processos. Em uma primeira etapa, estão sendo resgatados os documentos até 1940. Na segunda etapa, eles serão separados por ano e data.

Estão entre os processos documentos da época da Revolução de 1932, registros de despesas penitenciárias, pedidos de naturalização, entre outros tantos fatos e curiosidades.

O futuro de todo esse trabalho será a digitalização dos documentos e arquivos na Casa Civil, para onde os documentos serão transferidos quando o processo for finalizado.

Do Portal do Governo do Estado