Secretaria da Justiça incentiva cidadania feminina no mês da mulher

Programação inclui homenagens e atividades especiais

ter, 04/03/2008 - 13h34 | Do Portal do Governo

O Dia Internacional da Mulher (8 de março) será celebrado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania com homenagens e atividades especiais de incentivo à liderança e participação feminina na quinta-feira e sábado, 6 e 8 de março. A comemoração leva ainda atividades especiais aos postos do Centro de Integração da Cidadania (CIC), na periferia de São Paulo, Guarulhos, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos e Campinas.

A programação que pode ser conferida no Espaço da Cidadania, no Pátio do Colégio, começa nesta quinta-feira, 6/03, com uma exposição de artesanato confeccionado por reeducandas atendidas pela Fundação de Amparo ao Preso (Funap) no Estado de São Paulo. Dentre as peças à mostra estão artigos de mosaico, miniaturas em madeira, caixas decoradas, cestas de vime, bandejas e toalhas de crochê.  

A partir das 14h30, a participação e liderança femininas são tema de uma mesa redonda dirigida a lideranças comunitárias, promotoras legais populares e funcionárias da Secretaria da Justiça. Quatro mulheres com trabalhos focados em questões de gênero e direitos humanos levam suas experiências ao bate-papo: as professoras-doutoras, Eva Blay (USP) e Tânia Suely Brabo (Unesp), a coordenadora do Escritório de Enfrentamento ao Trafico de Seres Humanos da Secretaria da Justiça, Anália Ribeiro e a diretora-executiva da Funap, Lúcia Maria Casali. Após esse evento, dez mulheres serão homenageadas em reconhecimento a sua atuação de liderança e força na superação de situações adversas.

No dia 8 de março, oito postos do CIC recebem representantes da Secretaria da Justiça para falar com a comunidade sobre instrumentos de exercício da cidadania, como a lei Maria da Penha e outros assuntos importantes às mulheres. Além disso, durante toda a semana do Dia Internacional da Mulher, nove CICs têm uma programação especial voltada às mulheres, que inclui palestras informativas, cuidados com a saúde e beleza, peças de teatro, entre outras atividades.

A programação completa do mês da mulher nos CICs pode ser acessada aqui

Serviço:

6 de março

Exposição de artesanato Funap

14h30 – Mesa-redonda sobre liderança e participação femininas: o poder decisório das mulheres.

Homenagem a mulheres de destaque.

Local: Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”. Pátio do Colégio, 184 – térreo – centro – São Paulo.

8 de março

Horário: consulte a programação especial dos CICs

Representantes da Secretaria da Justiça debatem cidadania feminina nos CICs

Local: Postos fixos do Centro de Integração da Cidadania na capital (zonas norte, sul, leste e oeste), Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(L.F.)