Secretaria da Justiça festeja oitavo aniversário do CIC Sul

O posto fixo do programa contou mais de 5.600 atendimentos no último sábado, 26

seg, 28/04/2008 - 20h59 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania comemorou, no último sábado, o oitavo aniversário do Centro de Integração da Cidadania (CIC) Sul, localizado no bairro Jardim São Luís, na periferia da capital. O posto fixo do programa contabilizou mais de 5.600 atendimentos durante a festa. O próximo posto da Secretaria da Justiça a fazer aniversário é o CIC Francisco Morato, que comemora cinco anos de existência em junho de 2008.

A área mais procurada pela comunidade foi a de saúde. O s moradores do bairro Jardim São Luís tiveram acesso à orientação sobre DST/Aids, com vídeos e distribuição de panfletos e preservativos, aferição de pressão arterial e medição de peso e altura, triagem odontológica e o teste de glicose. Para o enfermeiro do UBS Parque Santo Antônio, Luís Paulo Rios, as pessoas estão familiarizadas com o exame de glicose, em virtude das diversas campanhas de combate à diabete. “Além das campanhas feitas nas unidades, nós já participamos do Sabadania por cinco anos”, explica Rios.

O CIC é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que visa proporcionar o acesso à Justiça, por intermédio de serviços públicos de qualidade para a população e o incentivo à cidadania comunitária. Para tanto, conta com dez postos fixos localizados em regiões periféricas da cidade de São Paulo (Norte, Sul, Leste e Oeste), Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas, com atendimento à população de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Nas unidades do CIC a população tem acesso a serviços públicos gratuitos e pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento local, por intermédio de palestras informativas sobre temas diversos, como oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic) e atividades educativas de promoção e conscientização acerca de direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania