Secretaria da Justiça e Cidadania recebe mostra inter-religiosa

Com entrada gratuita, exposição estará em cartaz até a próxima segunda-feira (27), das 10h às 17h, no centro da capital

ter, 21/05/2019 - 10h24 | Do Portal do Governo

Em celebração ao Dia Estadual de Liberdade Religiosa, comemorado no dia 25 de maio, o Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, promoveu nesta segunda-feira (20) a abertura I Mostra Inter-religiosa.

Vale destacar que a exposição estará em cartaz no Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”, localizado no Pátio do Colégio, 184, centro da capital paulista, até a próxima segunda-feira (27), das 10h às 17h, com entrada gratuita.

Na abertura da mostra, a secretária-executiva da Justiça e Cidadania, Ana Paula Bandeira Lins, ressaltou a importância do trabalho do Fórum na propagação da cultura de paz. “Essa mostra inter-religiosa, em uma época mundial de intolerância e de ódio, é uma semente de amor, de paz, de respeito, que culturalmente o Brasil costuma fomentar. A gente não faz uma floresta sem começar pela semente. Esse é um primeiro passo de várias conquistas”, disse.

Ação

A secretária-geral do Fórum, Vânia Soares, explicou que é a primeira vez que uma secretaria de Estado promove uma ação para mostrar ser possível diversos segmentos religiosos ocuparem o mesmo espaço. “Esta é uma das nossas missões: propagar no Estado de São Paulo a cultura de paz e promover aquilo que para nós é prioritário, o respeito”, salientou.

“Todos os cidadãos têm o direito de acreditar no que quiser e não pode ser agredido, humilhado e constrangido por isso. Muitas pessoas cometem violência por não aceitar que o outro tenha uma religião diferente. Nós só conseguiremos mudar esse panorama por meio da educação”, concluiu o sheikh Ragib Al-Jerrahi, representante do islamismo sufista, indicado pelos segmentos que compõem o Fórum.

Algumas religiões que compõem a iniciativa, entre eles, umbanda, candomblé, islamismo, budismo, espiritismo, culto a Ifa e a igreja evangélica Jesus Cristo dos Últimos Dias, apresentam na mostra, por meio de símbolos, vestimentas, livros, quadros artísticos, o significado de cada segmento.

A Universidade de São Paulo (USP) também participa da mostra, com a exposição de documentos que retratam a história das religiões. A cerimônia de abertura contou ainda com apresentação da música “Jesus é amor”, por membros da igreja evangélica Jesus Cristo dos Últimos Dias. Representantes do Candomblé fizeram um louvor a Oxalá.

Denúncias

Em março, a Secretaria da Justiça lançou a campanha “Respeitar o Próximo é Cultivar a Paz”, para divulgar o trabalho do Fórum e estimular denúncias sobre intolerância religiosa, o que pode ser feito pelo e-mail denunciaintoleranciareligiosa@justica.sp.gov.br ou por meio dos telefones (11) 3291-2624/2631.

O Dia Estadual da Liberdade Religiosa foi instituído por meio da Lei nº 15.365/2014, que prevê a comemoração, anualmente, em 25 de maio.