Secretaria da Justiça afasta diretor da unidade da Vila Maria da Fundação Casa

Após fuga de Champinha, secretário da Justiça e Defesa da Cidadania afasta diretor e cerca de 20 funcionários

qua, 02/05/2007 - 22h40 | Do Portal do Governo

Roberto Aparecido Alves Cardoso, conhecido como “Champinha”, fugiu nesta quarta-feira, dia 2, da unidade da Vila Maria da Fundação Casa, acompanhado de outro adolescente. Champinha estava na área de seguro da unidade, sem contato com outros internos, e teve acesso a uma escada que utilizou para pular o muro de aproximadamente sete metros de altura da unidade. Os dois vigias responsáveis pelo monitoramento do muro não estavam em seus postos no momento da fuga.

Depois do incidente, o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Marrey, visitou o local e conversou com o diretor da unidade. Explicações insatisfatórias levaram Marrey a ordenar o afastamento imediato do diretor da unidade e de aproximadamente 20 vigias e seguranças que estavam trabalhando no horário.

“Diante da série de coincidências que ocasionaram a fuga, é de supor que ou se trata de incompetência de quem deveria garantir a segurança da unidade ou então poderia ter havido facilitação da fuga”, afirmou o secretário. A corregedoria está no local colhendo evidências. “Os responsáveis serão punidos com rigor”, completou Marrey, que determinou, também, abertura de sindicância.

Champinha foi internado em 2003, quando tinha 16 anos, pelo assassinato da adolescente Liane Friedenbach, de 16 anos, e pelo planejamento da morte do namorado dela, Felipe Silva Caffé, de 19 anos. Antes de ser morta, em Embu-Guaçu, Liane Friedenbach foi violentada e torturada.

(R.A.)