Secretaria da Habitação realiza seminários sobre Cidade Legal

Cursos de capacitação envolverão representantes de mais de 300 municípios

qua, 14/10/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Habitação promove a partir deste mês uma série de seminários  de Capacitação Técnica para mais de 300 cidades que participam do Programa Cidade Legal. O objetivo dos seminários, que começaram nesta quarta-feira, 14, é orientar as prefeituras para a utilização do programa, que oferece apoio  técnico para a regularização de parcelamentos do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados, para fins residenciais, localizadas em área urbana ou de expansão urbana. 

Os seminários apresentam conteúdo programático que aborda, entre outros aspectos, os conceitos e a legislação aplicável, as normas e os procedimentos  técnico-administrativos que deverão ser observados nas ações municipais de regularização de núcleos habitacionais. 

A regularização fundiária se tornou prioridade para a atual gestão do Governo  do  Estado.  Uma das medidas adotadas foi a instituição em 2007 do Programa  de Regularização de Núcleos Habitacionais Cidade Legal para agilizar e  desburocratizar o processo de regularização e averbação de unidades  habitacionais.  Com a escritura registrada em cartório, o morador torna-se de  fato o proprietário do imóvel. Além dessa garantia, com o bem regularizado,  o  cidadão tem acesso ao mercado formal de crédito e pode comercializar a sua  casa  ou transferi-la para seus herdeiros, entre outros benefícios. 

Outra medida de grande impacto social foi a redução dos valores pagos aos cartórios para o primeiro registro de imóveis de interesse social. Pela
Lei  nº  13.290,  aprovada em dezembro de 2008 pela Assembléia Legislativa, conhecida como “Lei de Emolumentos”, o custo para o primeiro registro de um imóvel de interesse social foi reduzido em até 90%.

Da CDHU