Secretaria da Habitação entrega 100 casas em Tarumã

Investimento na construção das unidades é de R$ 1,4 milhão

sex, 15/06/2007 - 8h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), entrega neste sábado, dia 16, mais 100 casas em Tarumã, Região Administrativa de Marília. A solenidade será às 11 horas, no conjunto habitacional Tarumã C, Avenida das Orquídeas, s/n°, Vila Cristal. O investimento na construção das novas moradias é de R$ 1,4 milhão. O secretário-adjunto Ulrich Hoffmann estará presente na solenidade, representando o secretário Lair Krähenbühl.

As casas possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com 43,18 m² de área construída. O projeto permite a ampliação para até quatro dormitórios. As moradias foram erguidas por meio do programa Pró-Lar Rural, realizado em parceria com os municípios.

Pelo programa, as casas podem ser construídas na zona rural ou urbana, dependendo do público a ser atendido. Para as famílias que residem e trabalham no campo, como os assentamentos do Itesp e do Incra e os pequenos produtores rurais, as moradias são edificadas na zona rural. Se os beneficiários moram na cidade, mas trabalham no campo, como no caso dos bóias frias, as casas são erguidas na zona urbana. Para tanto, as prefeituras doam o terreno com infra-estrutura à CDHU, compram as cestas de material de construção e administram as obras, que são realizadas pelos futuros moradores, em regime de autoconstrução. À CDHU cabe o repasse dos recursos às prefeituras, por meio de convênios, para a aquisição do material de construção, e a supervisão das obras.

O programa é destinado, prioritariamente, a famílias com ganhos mensais entre um e três salários mínimos, que residem ou trabalham no município há pelo menos três anos, que não sejam proprietárias de imóvel e não disponham de financiamento habitacional. Os beneficiários têm um prazo de 300 meses para quitar o imóvel e as prestações são calculadas de acordo com a renda. Assim, famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagam uma prestação equivalente a 15% da renda. Em Tarumã, 95% das famílias se enquadram nessa faixa de rendimentos.

Outros investimentos: Desde 1995, a CDHU entregou 101 casas em Tarumã. Na Região Administrativa de Marília, no mesmo período, foram entregues 11.615 unidades habitacionais. Outras 3.130 estão em construção.

Da Superintendência de Comunicação Social da CDHU

(R.A.)