Secretaria da Fazenda suspende Inscrição Estadual de 189 estabelecimentos

Ação realizada com mais de 200 agentes fiscalizou emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e) irregulares

qui, 20/09/2012 - 19h14 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Fazenda divulgou nessa quinta, 20, o balanço da operação “Quebra-Gelo”, durante a qual foram fiscalizados 234 estabelecimentos em 84 municípios. Das empresas fiscalizadas, 81%, ou seja, 189 estabelecimentos, foram autuadas, ficando impedidas de emitir novas NF-e.

A ação visa à identificação de contribuintes suspeitos de emitir Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) irregulares, o que resulta na suspensão imediata da inscrição estadual no Cadastro de Contribuintes do ICMS do Estado de São Paulo (Cadesp).

Mais de 200 agentes fiscais de rendas e inspetores fiscais de 18 delegacias regionais percorreram empresas dos setores do comércio e indústria que apresentavam movimentações suspeitas. Esses estabelecimentos ultrapassam R$ 500 milhões em débitos do ICMS destacados nas notas fiscais eletrônicas emitidas de janeiro a agosto de 2012, sem terem registrado compras compatíveis.

Os alvos da operação Quebra-Gelo foram definidos com base em análises realizadas com suporte de software de “mineração de dados” (Data-Mining), que identifica indícios de movimentações irregulares dos contribuintes.

Do Portal do Governo do Estado