Secretaria da Educação tem novo titular

A secretária Maria Helena Guimarães de Castro está deixando a Secretaria de Estado da Educação. Ela solicitou seu desligamento ao governador José Serra por razões estritamente pessoais, na noite de […]

sex, 27/03/2009 - 12h34 | Do Portal do Governo

A secretária Maria Helena Guimarães de Castro está deixando a Secretaria de Estado da Educação. Ela solicitou seu desligamento ao governador José Serra por razões estritamente pessoais, na noite de ontem, e será substituída a partir de 15 de abril pelo hoje deputado federal Paulo Renato Souza (PSDB-SP). Até lá, permanece à frente da Secretaria.

Durante oito anos, Maria Helena foi secretária-executiva do Ministério da Educação, comandado por Paulo Renato no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Entre ambos, a identidade de pensamento sobre a Educação é total. A mesma equipe e a mesma orientação imprimida por Maria Helena na Secretaria serão mantidas.

“Maria Helena é uma das maiores especialistas do Brasil na construção de indicadores de educação. Sua colaboração para a reformulação do SARESP, a criação e implantação do IDESP e da política de bônus por merecimento foi fundamental. Sua gestão, voltada à valorização do professor e à melhora do aprendizado na sala de aula, terá pleno seguimento com o novo secretário. Paulo Renato foi durante oito anos ministro da Educação, quando criou o FUNDEF, os exames nacionais de avaliação, e comandou um imenso programa de inclusão de crianças e jovens nas escolas”, disse o governador.

Maria Helena Guimarães de Castro assumiu a secretaria em 25 de julho de 2007, substituindo Maria Lúcia Vasconcelos. Mesmo deixando o cargo, continuará colaborando com a Secretaria da Educação, prestando assessoria especial ao novo titular da pasta.

Da Secretaria de Comunicação