Secretaria da Educação investe nas salas de leitura

Durante o mês de março, 500 escolas iniciarão a reformulação

qui, 26/02/2009 - 16h03 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação inicia em março o processo de remodelagem física e programática das salas de leitura das escolas da rede estadual. Além de um professor treinado, que contará com o auxilio de um estagiário, as novas salas serão equipadas com computadores, ventiladores, aparelhos de DVD e Som e mesas de leitura também para alunos que utilizam cadeiras de rodas. Novos acervos de leitura serão adquiridos. Também será criada a figura do mediador de leitura, um professor que planejará as atividades de leitura que passarão a fazer parte do currículo escolar.

Durante o mês de março, 500 escolas – cerca de 400 na Grande São Paulo e 100 no interior e litoral – iniciarão a reformulação, sendo que 88 passarão por reformas físicas. Espera-se que até o final do mês as mudanças tenham sido finalizadas. As escolas escolhidas para iniciar o projeto possuem salas com mais de 25m² e as mantinham fechadas. A reformulação deve completar-se até o fim de 2010 e até o final deste ano cerca de mil escolas devem passar pelas mudanças.

Os professores que trabalharão nas salas de leitura, em turnos de 8 horas, são profissionais classificados como readaptados. São cerca de 11.500 professores que não podem ficar em sala de aula por motivo de saúde. Eles estão sendo escolhidos por cada diretoria, seguindo critérios definidos pela Secretaria (veja abaixo). Se não houver readaptado na escola ou o readaptado não se encaixar no perfil serão alocados professores temporários para a função.

“Seria simples abrir as salas de leitura com qualquer profissional. Mas estamos fazendo algo além. As salas hoje são apenas para apoio de leitura. Mas com um professor específico ganharão espaço no dia-a-dia das escolas “, afirma a coordenadora de Estudos e Normas Pedagógicas , Valéria Souza. A Proposta Curricular do Estado para 2009 já traz referências ao uso de salas de leitura pelos professores e os novos mediadores de leitura.

Qualificações dos mediadores de leitura

  • Preferencialmente, licenciatura plena em Língua Portuguesa ou ter cursado Letras, Pedagogia, História, Artes e Sociologia.
  • Ter exercido magistério em sala de aula por pelo menos três anos
  • Ter participado de cursos da Secretaria na área de leitura
  • Ter domínio de sistemas informatizados

Outras qualificações

  • O profissional deve ser: inovador, dinâmico, freqüentador de espaços culturais e bem relacionado com a comunidade escolar.

Da Secretaria da Educação