Secretaria da Educação finaliza Jornada de Matemática

Final terá apresentação circense; estudantes fizeram 100 milhões de cálculos

ter, 02/12/2008 - 8h06 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação finaliza nesta terça-feira, 2, a segunda edição da Jornada de Matemática, uma das mais importantes iniciativas que abordam de forma lúdica o ensino da matemática. A edição deste ano mobilizou cerca de 203 mil alunos matriculados na 4ª série do Ensino Fundamental de 1.400 escolas estaduais da Capital, Grande São Paulo, interior e litoral. Os estudantes, de 83 diretorias de ensino, disputaram durante todo o segundo semestre deste ano uma vaga para a final e chegaram a fazer 100 milhões de cálculos nas etapas eliminatórias.

São 30 semifinalistas, divididos em seis equipes de cinco alunos. Apenas um dos grupos será o vencedor. A única determinação na formação das equipes era de que os grupos fossem compostos tanto por alunos que tinham bom desempenho em matemática, como aqueles que tinham menos afinidade com a disciplina.

Cada um dos cinco integrantes da equipe vencedora ganhará um laptop. Já os 30 alunos finalistas receberão uma biblioteca de livros e jogos educativos, um baú para guardar os livros e um kit de pintura com cavalete. A escola da equipe vencedora ganha uma mesa oficial de tênis com acessórios, uma mesa de aero hockey e um aparelho de DVDokê. Os professores orientadores ganham kit de livros.

Todos os estudantes finalistas e professores ganharão certificados de participação entregues no Palácio dos Bandeirantes em um passeio que faz parte da premiação prevista no regulamento. (veja abaixo quais são as equipes semifinalistas).

A jornada foi idealizada para desmistificar a linguagem da matemática, muitas vezes vista como inacessível e de difícil compreensão. Teve como principais focos: estímulo e envolvimento dos alunos em atividades cooperativas, realizadas em classe, voltadas para diferentes formas de calcular; desenvolvimento de estratégias de cálculo mental envolvendo as quatro operações (tabuadas, propriedades das operações); desenvolvimento de atitudes de confiança para resolver problemas numéricos cotidianos; criação de um ambiente favorável ao ensino e aprendizagem da matemática em sala de aula.

Ampliação

Na edição de 2007, apenas alunos de escolas estaduais da Grande São Paulo participaram da Jornada. Este ano, o concurso foi aberto também para alunos do interior e litoral do Estado. Outra novidade é que, além de cálculo mental, as provas abordaram ainda problemas matemáticos. A final acontece durante uma grande apresentação circense que irá explorar conceitos matemáticos por meio dos números de circo.

“A matemática é uma ciência precisa, o circo também. Um acrobata que errar um salto nas alturas pode perder a vida. A matemática explora conceitos como espaço, lateralidade, altura, probabilidades. Tais conceitos estão presentes nos números circenses”, afirma a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Todo o figurino usado pelos artistas do circo também estará repleto de conceitos matemáticos. As roupas, por exemplo, serão focadas em figuras geométricas. A grande final da 2ª edição da Jornada de Matemática acontece amanhã, 2 de dezembro, a partir das 10h no Teatro Franco Zampari, que fica na Av. Tiradentes, 451 – São Paulo/SP.

Equipes semifinalistas

Diretoria de Ensino Sul 3 – Capital
Diretoria de Ensino Guarulhos Sul – Grande São Paulo
Diretoria de Ensino Leste 5 – Capital
Diretoria de Ensino de Fernandópolis
Diretoria de Ensino de Itapetininga
Diretoria de Ensino de São Carlos

Da Secretaria da Educação