Secretaria da Educação escolhe futuros diplomatas

Todos participantes são alunos do ensino médio da rede estadual

seg, 01/10/2007 - 19h11 | Do Portal do Governo

Eles são feras no inglês, participam ativamente de ações comunitárias e são formadores de opinião nas escolas onde estudam. São, portanto, talentos que a Secretaria de Estado da Educação acaba de selecionar, futuros diplomatas, para a sexta edição do Programa Jovens Embaixadores.

Parceria da Secretaria com a Embaixada dos Estados Unidos e o Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), o programa mobilizou os professores de inglês de todas as 90 Diretorias de Ensino da Secretaria para a aplicação das provas oral e escrita do idioma, formuladas pela Embaixada dos Estados Unidos.

Todos participantes são alunos do ensino médio da rede estadual e tiveram de preencher os pré-requisitos exigidos pelo programa: ter entre 15 e 18 anos (até a data da viagem ao Estados Unidos), jamais ter viajado para o exterior; ter boa fluência oral e escrita em inglês, pertencer ao ensino médio na rede pública, fazer parte da camada sócio-econômica menos favorecida, ter bom desempenho escolar, ter iniciativa e boa desenvoltura oral, possuir perfil de liderança, ser flexível e ter facilidade para adaptar-se a situações e culturas diferentes, possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade e estar engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado.

Visitas às residências dos alunos foram conduzidas por professores da rede estadual, que avaliaram o relacionamento familiar e comunitário do participante. “Nesta sexta edição um dos finalistas brasileiros ganhará uma bolsa de estudos para realizar curso superior nos EUA”, afirma a professora da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, Rose Louback. “Para os participantes que se destacaram a embaixada firmou parceria com a Câmara Americana de Comércio para oportunidades de estágio e/ou trabalho”.

Os vencedores da etapa estadual, que foram selecionados do total de 700 participantes, são: Daniel Pena Júnior (EE Doutor Euphly Jalles, de Jales); Matheus Lucas Hebling (EE Professor Arlindo Bittencourt, de São Carlos); Talita Aparecida de Oliveira (EE Professora Idalina Vianna Ferro, de Bariri); Flávio Gonçalves Ribeiro (EE Professor Cleóbulo Amazonas Duarte, de Cubatão); Matheus Lins Alencar (EE Joaquim Mendes Feliz, de Embu Guaçu) e Thais Fernandes da Silva (EE Professor Andronico de Mello, de São Paulo, Capital).

No próximo dia 19, o comitê de seleção da Embaixada anunciará o nome dos candidatos selecionados para o programa de intercâmbio nos Estados Unidos em janeiro de 2008.

Período do Programa nos Estados Unidos:

13 a 27 de janeiro de 2008

Programação nos Estados Unidos:

05 (cinco) dias em Washington, que incluirão visitas aos principais monumentos, órgãos do governo, escolas e representações da comunidade.

09 (nove) dias em um outro estado norte-americano vivenciando o dia-a-dia de uma família norte-americana e freqüentando aulas em uma “high school”, escola de ensino médio nos Estados Unidos e fazendo apresentações sobre o Brasil.

Da Secretaria da Educação