Secretaria da Educação define datas do Saresp 2009

Avaliação estadual que mede nível de rendimento escolar acontece de 17 a 19 de novembro; governo financia participação das escolas municipais

seg, 09/11/2009 - 17h54 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação definiu as datas para aplicação do Saresp 2009, avaliação estadual que mede o desempenho escolar dos alunos. As provas acontecerão nos dias 17, 18 e 19 de novembro. A avaliação é aplicada aos alunos das 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, em escolas com ciclo de oito anos, e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Para as unidades que já implantaram o regime de nove anos no Ensino Fundamental, o exame é destinado aos alunos das 3º, 5º,7º e 9º séries.

A novidade deste ano é que o Saresp terá a participação das escolas das redes privadas e municipais de ensino. As unidades municipais terão os custos da adesão pagos pelo Estado. Esta avaliação integrada possibilita comparação dos resultados entre as três redes de ensino. Inicialmente, o Saresp 2009 estava marcado para os dias 10, 11 e 12 de novembro, mas foi adiado depois que o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), empresa que venceu a licitação para realização do Saresp, avisou a Secretaria de Estado da Educação que não conseguiria cumprir os prazos definidos pelo contrato, inviabilizando a data programada inicialmente.

Para participar do Saresp as escolas municipais e particulares tiveram que preencher os documentos de adesão que serão disponibilizados no site da Secretaria, www.educacao.sp.gov.br, a partir da segunda quinzena de maio. O prazo para adesão terminou em 31 de junho.

Os resultados do exame implicam diretamente no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP), estipulado para cada escola do governo, que calcula o bônus dos professores da rede.

As disciplinas avaliadas no Saresp são língua portuguesa, matemática e ciências, além de redação. A aplicação das disciplinas acontecerá de acordo com a série. Só na rede estadual, o Saresp deve atingir 2 milhões de alunos em 5,3 mil escolas.

Como será a aplicação do Saresp

17/11
2ª série do Ensino Fundamental (EF) – Língua Portuguesa
4ª, 6ª, 8ª séries do EF e 3º ano do Ensino Médio (EM) – Língua Portuguesa e Redação

18/11
2ª,4ª,6ª,8ª séries do EF e 3º ano do EM – Matemática

19/11
6ª e 8ª séries do EF e 3º ano do EM – Ciências Humanas (apenas para rede estadual)

Da Secretaria da Educação