Secretaria da Educação assina convênio com entidades culturais

Governador autorizou os convênios que irão implementar o acesso de alunos e professores a atividades culturais, científicas, e capacitar educadores

qui, 23/11/2006 - 20h04 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo autorizou, na tarde desta quinta-feira, dia 23, a secretaria da Educação celebrar convênios de cooperação com o Centro Cultural Banco do Brasil, Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), Instituto Escola Brasil, Fundação Memorial da América Latina, Centro de Promoção ao Cinema e Centro Cultural São Sebastião Tem Alma (Oscip).

A cerimônia foi realizada na sede da secretaria, no centro da Capital e contou com a presença dos secretários, Maria Lucia Vasconcelos (Educação) e João Batista de Andrade (Cultura).

O objetivo dos convênios é permitir que alunos  e professores da rede estadual de ensino tenham acesso a atividades culturais, científicas e programas de capacitação nas áreas de Artes e Leitura.

Durante seu discurso, o governador destacou a importância do trabalho em conjunto entre os secretários da Educação e Cultura. Ele ressaltou a necessidade das parcerias entre o público e o privado para a melhoria da qualidade no atendimento aos alunos da rede estadual e fez elogios às entidades que apostaram na iniciativa.

Para a secretária da Educação, Maria Lucia, a assinatura dos termos de cooperação permitem acordos culturais diversificados. “É uma união de esforços para e realização de vários projetos”, observou.

Convênios

O convênio com o Centro Cultural Banco do Brasil vai até dezembro de 2007 e prevê atividades de arte e educação para os alunos no projeto “A Escola no Centro”. A meta é proporcionar uma programação de qualidade, com regularidade e acesso gratuito às diversas manifestações artísticas do Centro.

Já com a secretaria da Cultura, o documento assinado estabelece que os alunos participem de oficinas de animação, documentário, ficção, rádio, jornal e teatro (criação de textos, produção e interpretação). Foi assinado ainda acordo para estimular o acesso ao cinema, principalmente aos filmes de média e curta metragem, além de cursos.

Com a Fundação Memorial da América Latina a parceria prevê a realização de visitas monitoradas com orientações aos professores e alunos da rede estadual de ensino. A intenção é fazer com que os alunos vivenciem práticas das atividades educacionais desenvolvidas no âmbito escolar.

Outra parceria foi feita com a Unicsul que vai promover programas de cooperação pedagógico, técnico e científica. As ações envolvidas no âmbito da colaboração incluem: intercâmbio de especialistas e de estudantes para o desenvolvimento de programas, conferências, pesquisas científicas e professores convidados; entre outros.

Além do governador e dos secretários, prestigiaram a assinatura o diretor presidente da Fundação Memorial da América Latina, Fernando Leça, o presidente do Centro de Promoção do Cinema-CPCine, Felipe Bacelar Macedo, a coordenadora de Comunicação do Centro Cultural São Sebastião Tem Alma, Ariane Porto Costa Rímoli, o gerente do Centro Cultural Banco do Brasil, Marcos José Mantoan,  o superintendente do Banco do Brasil, Antonio Helio Gozzi, a reitora da Unicsul, Sueli Cristina Marquesi e a diretora presidente do Instituto Escola Brasil, Laura Oltramare.

Cleber Mata