Secretária da Educação anuncia programa de aquisição de quatro milhões de livros para escolas do ens

nd

qua, 23/05/2001 - 18h24 | Do Portal do Governo

A secretária da Educação do Estado de São Paulo, Rose Neubauer, anunciou na tarde dessa terça-feira, dia 22, durante entrevista coletiva na X Bienal do Livro do Rio de Janeiro, a criação de um programa para a aquisição de aproximadamente quatro milhões de livros paradidáticos para as 3 mil escolas da rede pública de ensino. Neste primeiro ano, a Secretaria vai investir R$ 20 milhões no programa.

A quantidade de livros para cada escola vai depender do número de alunos, mas a secretária estima que,
em média, cada unidade deverá receber cerca de 1.300 livros. A partir do próximo dia 29, os próprios professores poderão escolher os livros no site da Secretaria da Educação: (www.educacao.sp.gov.br)

Os professores da rede estadual terão 15 dias para pesquisar o acervo de livros e requisitá-los para que a Secretaria negocie sua compra com as editoras. As escolas deverão receber seus pedidos no começo de agosto.

O Estado de São Paulo tem cerca de 2 milhões de estudantes matriculados no ensino médio. Apenas nos últimos cinco anos, o número de estudantes do ensino médio aumentou em 800 mil alunos, o que equivale, segundo a professora Neubauer, ao total de estudantes de toda a rede pública estadual de Minas Gerais.

Inédito no País, o programa é financiado pelo Governo Federal com empréstimo a fundo perdido do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com contrapartida de 60% do governo do Estado.

‘Nosso objetivo é investir na formação integral do aluno, dando prioridade à leitura e capacidade de raciocinar’, explicou a secretária Rose Neubauer, em reunião com representantes da Câmara Brasileira do Livro, do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), da Associação Brasileira de Editores de Livros Didáticos, realizada durante a X Bienal.

‘Quem tem o hábito da leitura tem maior facilidade para aprender outras disciplinas, inclusive matemática’, completou a secretária.

Ela afirmou que, além de aumentar a quantidade de títulos e de livros nas escolas de ensino médio, a Secretaria pretende incentivar a leitura, diversificando o conteúdo das bibliotecas.

Para o presidente da CBL, Raul Wasserman, ‘a visão de diversificação dos conteúdos dos livros para as escolas representa um avanço, dentro do conceito de que não basta empacotar o ensino. Tem que haver transmissão da cultura diversificada para os estudantes se formarem como cidadãos’.

Paulo Rocco, presidente do Snel, também elogiou a iniciativa da Secretaria de Educação e disse que o programa terá todo o apoio de sua entidade.