Secretaria da Cultura tem programação especial para 2008

Roteiro foi montado a partir de parceria do Estado com a Associação Paulista dos Amigos da Arte

qua, 09/04/2008 - 9h04 | Do Portal do Governo

Uma vasta e variada programação movimentará os principais espaços culturais de São Paulo e se expandirá para o interior, abrangendo cidades como Araras e Campos do Jordão. Iniciados em março, os espetáculos seguem até dezembro, num total de quase cem apresentações, sob a coordenação da Secretaria de Cultura e da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).

Os eventos serão promovidos no Theatro São Pedro, Teatro Sérgio Cardoso, Casa das Rosas, Centro Cultural Authos Pagano e Teatro Itália, todos na capital; no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão; e Teatro Maestro Francisco Paulo Russo, em Araras. Terá de tudo, desde óperas e espetáculos internacionais, conhecidos do público, até verdadeiras raridades que de outro modo não seriam de fácil acesso.

Entre os destaques estão as óperas La traviata, de Giuseppi Verdi, Porgy and Bess, do americano George Gershwin, e O Feiticeiro, da dupla americana Gilbert e Sullivan, no Theatro São Pedro. Já o Teatro Sérgio Cardoso marca presença com a Megera domada, de William Shakespeare, direção de Cacá Rosset, além de saraus, cursos de literatura e poesia. 

Poesia, dança, ópera – A seleção levou em conta outras tendências e formas de arte, como a literatura. Nesse segmento, Casa das Rosas e Universidade de São Paulo apostam num tributo à poesia concreta, entre 15 e 18 de abril, com foco central em Décio Pignatari e nos irmãos Haroldo e Augusto de Campos. Serão quatro dias consagrados ao Movimento Concretista no Brasil – recitais de poemas, exposição de livros e revistas, palestras, debates e shows.

No mesmo espaço, ocorre a Semana Villas Bôas, de 19 a 25 de abril, em que haverá homenagem ao Dia do Índio, ciclo de palestras, filme, apresentação musical de Vânia Bastos e debates a cargo de Betty Mindlin, Walde-Mar Andrade, Eduardo Navarro, Manu Lafer, Rita Alves e Noel Villas Boas.

Oficinas, debates filosóficos, curso de Biodanza, coral, aulas de canto lírico são atrações, também, no Centro Cultural Authos Pagano, nos meses de abril, maio e junho.

Na programação do Teatro Itália, vale destacar o teatro de dança, com os espetáculos Conceição, Artesãos do corpo, Senhorita O e balés clássicos.

Outro regalo da programação: as afamadas óperas Carmen, do compositor francês Georges Bizet, e A flauta mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart, em abril e maio, em Campos do Jordão. Na seqüência, vários espetáculos infantis, entre eles Bambi e Os três namorados da princesa. 

Romeu e Julieta em Araras 

Ainda no interior, a cidade de Araras, a 170 quilômetros da capital, se prepara para a série de eventos que ocorrerá no Teatro Maestro Francisco Paulo Russo, espaço projetado por Oscar Niemeyer há 17 anos. O público poderá escolher números de dança, teatro infantil ou, simplesmente, ópera. “Em março, a ópera Macbeth, de Verdi, foi um sucesso”, diz a diretora do teatro, Terezinha Daltro Pastorello. “Agora, na última sexta-feira de abril, será a vez de Romeu e Julieta, de Charles Gounod (há outras duas óperas baseadas na peça de Shakespeare, de Hector Berlioz e Vincenzo Bellini), que bastou ser anunciada para despertar interesse”.

Segundo Terezinha, o teatro provocou uma mudança de hábitos na vida das pessoas. “Antes nenhuma escola freqüentava teatro, nem alunos, nem professores. Já conseguimos trazer mais de 5 mil alunos, em plena semana, dentro do Projeto Escola, da Secretaria da Educação. A semente já está plantada e se espalha pelas cidades vizinhas”.

Para o diretor de escola, Otamir Gusmin, apaixonado por óperas, a cidade vive um momento único de intensa vida cultural. “Houve época em que lotávamos vans rumo a São Paulo para assistir a esses espetáculos. Agora, basta atravessar a rua para ver O barbeiro de Sevilha, de Gioachino Rossini, Macbeth, Carmen, La Traviata. Um privilégio. Dia 25, por exemplo, minha agenda já está lotada, por conta de Romeu e Julieta. Cancelo qualquer compromisso, até uma viagem ao exterior, para não perder Shakespeare em Araras”.

Estimular expressões artísticas eruditas e populares é o foco da atual gestão, segundo o secretário da Cultura, João Sayad. “A programação cultural desses espaços reflete a nossa política cultural. Entre os destaques está a inauguração do Acervo do Theatro São Pedro, que reúne figurinos e cenários de produções já realizadas e que vão poder ser reutilizados por teatros parceiros em todo o País”. 

SERVIÇO 

TEATRO SÉRGIO CARDOSO  Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista 

Informações: (11) 3288-0136

THEATRO SÃO PEDRO

Rua Barra Funda, 171 – Barra Funda

São Paulo – SP

Telefone: (11) 3667-0499 

CASA DAS ROSAS

Avenida Paulista, 37

Informações: (11) 3285-6986/3288-9447 

CENTRO CULTURAL E DE ESTUDOS SUPERIORES AUTHOS PAGANO 

Rua Tomé de Souza, 997 – City Lapa – São Paulo 

Telefone: (11) 3836-4316 – Fax: (11) 3645-3098 

Informações: segunda a sexta, das 9 às 17 horas 

E-mail authospagano@apaa.org.br 

www.apaacultural.org.br/authospagano 

TEATRO DE DANÇA

Avenida Ipiranga, 344 – Edifício Itália

São Paulo – Metrô República

E-mail info.teatrodedanca@apaa.org.br

Telefone da bilheteria:2189-2555

Informações: 2189-2557

www.teatrodedanca.org.br 

AUDITÓRIO CLÁUDIO SANTORO –

CAMPOS DO JORDÃO

Rua Luís Arroba Martins, 1.800

Informações: (12) 3662-2334

www.apaacultural.org.br 

TEATRO MAESTRO FRANCISCO

PAULO RUSSO – ARARAS

Avenida Dona Renata, 401

Informações: (19) 3541-5969

www.apaacultural.org.br/araras  

Maria das Graças Leocadio

Da Agência Imprensa Oficial