Secretaria da Cultura apoia Mostra Internacional de Cinema de SP

Serão apresentados 424 filmes de 57 países em 16 cinemas e espaços culturais da capital

sex, 23/10/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

A cidade de São Paulo será a capital da sétima arte. Até o dia 5 de novembro, será realizada a 33ª edição da Mostra Internacional de Cinema, evento patrocinado pela Secretaria da Cultura, com apoio institucional da Imprensa Oficial, Sabesp e da Secretaria da Cultura da Prefeitura de São Paulo, entre outras instituições públicas e privadas.

Este ano, serão apresentados 424 filmes de 57 países em 16 cinemas e espaços culturais da capital. Organizado por Leon Cakoff e Renata de Almeida, o evento será aberto ao público nesta sexta-feira, 23, no Auditório Ibirapuera com a produção À procura de Eric, de Ken Loach, indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes. Entre as atrações internacionais, serão exibidos clássicos estrelados por Fanny Ardant, como A mulher do lado, Crimes de autor, De repente, num domingo e O jantar. A atriz francesa vem ao Brasil para a estreia de seu primeiro filme como diretora: Cinzas e sangue. 

Um dos destaques deste ano é a retrospectiva do premiado diretor grego Theo Angelopoulos, A eternidade e um dia, e do diretor e produtor italiano Gian Vittorio Baldi, de 13 de seus filmes, como Luciano. Também serão exibidas películas premiadas em festivais, como A fita branca, do austríaco Michael Haneke, vencedora da Palma de Ouro em Cannes e de diretores veteranos, como o espanhol Pedro Almodóvar que lança seu novo trabalho, Abraços partidos. 

A Suécia apresenta mostra especial, com filmes que representam várias épocas. São mais de 70 produções nacionais inscritas na mostra, entre elas Pixo, de João Wainer, Roberto T. Oliveira, com o tema grafite e pichações, formas de manifestações urbanas, e o documentário Notas soltas sobre um homem só, de Carlos de Moura Ribeiro Mendes sobre Camargo Guarnieri, seguido de debate.  

A programação e preços de ingressos no site www.mostra.org

Da Agência Imprensa Oficial