Secretaria da Agricultura fortalecerá os pólos tecnológicos agrícolas

João Sampaio assumiu a pasta nesta terça-feira, dia 02, na sede da Secretaria da Agricultura, no lugar de Alberto José Macedo Filho

ter, 02/01/2007 - 15h29 | Do Portal do Governo

O novo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, assumiu a pasta nesta terça-feira, dia 02, na sede da Secretaria, no lugar de Alberto José Macedo Filho. Cerca de 400 pessoas, entre prefeitos, vereadores, deputados, autoridades ligadas ao setor, representantes de entidades e do meio empresarial, participaram da cerimônia de transmissão do cargo.

Macedo abriu a cerimônia destacando a importância dos programas desenvolvidos pela Secretaria. “Avançamos muito na geração de tecnologia e na criação de condições para que nossos produtores pudessem crescer e produzir com qualidade” lembrou, salientando que as ações desenvolvidas nos últimos quatro anos nas áreas de extensão, defesa e pesquisa tornaram o Estado de São Paulo ainda mais competitivo.

“Alcançamos marcas muito significativas. Admitimos 382 novos pesquisadores, realizamos concurso para mais 1.016 novos cargos na área de assistência técnica e defesa agropecuária. Na área da extensão rural, o programa de Microbacias Hidrográficas, que é a alternativa paulista para o desenvolvimento sustentável, deu um salto e hoje está presente em mais de 500 municípios. Na área de defesa agropecuária, além dos trabalhos realizados com o setor pecuário para o monitoramento das granjas avícolas e suínas conseguimos atingir, graças ao trabalho do nosso corpo técnico e ao nosso setor produtivo, 10 anos sem registrar um único caso de febre aftosa”, ressalta.

Na seqüência, o recém-empossado secretário João Sampaio garantiu a continuidade dos programas implantados, assim como o fortalecimento dos pólos tecnológicos agrícolas ” É da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo que saem as novas tecnologias, assistência técnica e extensão rural de qualidade, serviços de defesa animal e vegetal, fiscalização dos produtos utilizados na produção e dos alimentos produzidos, atuamos direta e indiretamente na produção, comercialização e distribuição dos alimentos consumidos pela população paulista”.

Sampaio ressaltou a importância do Estado de São Paulo dentro da agricultura brasileira. “São Paulo lidera os valores exportados pelo Agronegócio, lideramos a produção em cana de açúcar, laranja, limão, borracha natural, tomate e flores, somos os maiores em volume de gado abatido e exportado, lideramos em plantios florestais e a avicultura de postura. Temos uma participação muito importante na produção nacional de café, suínos e produtos lácteos. Somos quase 270.000 agricultores paulistas dos quais cerca de 70% têm menos de 50 hectares e 90% estão abaixo dos 200 ha. Os trabalhadores rurais assalariados estão próximos de 600.000 pessoas e desta forma estamos diretamente relacionados com quase um milhão de paulistas que vivem diariamente da nossa agricultura e a fazem líder e muitas vezes modelo para o Brasil”, afirma.

João de Almeida Sampaio Filho, 41 anos, nasceu na capital paulista. Economista e produtor rural nos Estados de São Paulo, Mato Grosso e Paraná, esteve à frente de diversas entidades ligadas ao agronegócio. Foi Presidente da Associação dos Produtores de Borracha do Estado do Mato Grosso e vice-presidente da Associação Paulista do Setor. Ocupou também a presidência da Câmara Setorial Nacional de Borracha e da Comissão Nacional da Borracha da CNA (Confederação Nacional da Agricultura). Foi vice-presidente na Associação Comercial do Estado de São Paulo, Conselheiro da Associação Brasileira do Agronegócio de Ribeirão Preto e, desde 2002, ocupa a presidência da Sociedade Rural Brasileira.

Agora, como Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio garante: “Trabalharemos juntos na construção de novos horizontes. Atuaremos, juntos do Governador José Serra, na construção de um estado mais justo e digno, com o crescimento da renda e do emprego na Agricultura Paulista”.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura