Secretaria da Agricultura do Estado e Conselho de Medicina Veterinária assinam resolução conjunta

Documento normatiza a atividade do médico veterinário responsável pela inspeção de produtos de origem animal

ter, 28/03/2000 - 12h55 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 28, o Governo de São paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), e Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SP)assinam resolução conjunta que normatiza as atividades dos médicos veterinários responsáveis pela inspeção de produtos de origem animal. O documento será assinado pelo secretário estadual de Agricultura, João de Carlos de Souza Meirelles, e o presidente do Conselho, José Alberto Pereira da Silva. Com a capacitação dos veterinários, a SAA e o CRMV pretendem garantir ao consumidor um produto final de melhor qualidade.
A resolução estipula que só podem trabalhar nas empresas registradas no Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo (SISP), os médicos veterinários que tenham certificado de capacitação profissional para exercer a atividade. Trata-se de uma inovação do governo paulista, pois é a primeira vez que está sendo reconhecida oficialmente a figura de um responsável técnico dentro de indústrias credenciadas pelo SISP.
Os veterinários que já trabalham na área terão o prazo de um ano para se capacitarem, o que pode ser feito por meio de um provão aplicado pelo CRMV ou por meio de um curso, coordenado pelo Conselho nas quatro universidades estaduais paulistas (Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo e Faculdades de Veterinária e Zootecnia da UNESP campus Jaboticabal, Araçatuba e Botucatu).
Durante a cerimônia, a SAA também assina um convênio com a CEVAL alimentos para otimizar a utilização da usina piloto de processamento de carnes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA). Com o convênio, a usina servirá para treinamento, reciclagem e atualização dos 60 técnicos da CDA que atuam na área de inspeção, 60 responsáveis técnicos das indústrias registradas no SISP e 60 técnicos manipuladores que atuam na área de comércio varejista de carnes.