Secretária apresenta projetos de saneamento e energia na Baixada

Dilma Pena falou sobre abastecimento de água e melhoria no tratamento de esgoto

ter, 03/02/2009 - 14h08 | Do Portal do Governo

Em encontro com os prefeitos e lideranças comunitárias na Agência Metropolitana da Baixada Santista – AGEM – em Santos, a Secretária Dilma Pena apresentou um panorama geral sobre a prestação de serviços em saneamento e energia no Brasil e detalhou os investimentos do governo José Serra para a região.

Com o foco no abastecimento de água e melhoria no tratamento de esgoto, a secretária lembrou as metas a serem cumpridas até 2010. E disse que os investimentos na região visam prioritariamente a universalização dos serviços de saneamento e a melhoria na balneabilidade das praias.

Sobre a área de energia, a secretária abordou a questão do lixo. “Vamos realizar um estudo de viabilidade técnico-econômica-ambiental para implantação de unidades de tratamento térmico de resíduos sólidos com aproveitamento de energia. Essa tecnologia já é utilizada em diversos países da Europa; precisamos adequá-la à realidade brasileira”, detalhou.

A Secretária também assinou uma ordem de serviço para elaboração de planos integrados entre os municípios e governo estadual para um plano de saneamento para a Baixada Santista

O encontro com os prefeitos da região faz parte da agenda de reuniões de trabalho entre secretários estaduais e membros da AGEM, intermediada pelo Diretor Executivo da Agência e Assessor Especial do Governador do Estado, Edmur Mesquita.

Dilma Pena apresentou o Programa Onda Limpa, desenvolvido pela Sabesp, que conta com um investimento total de R$ 1,47 bilhão e vai beneficiar cerca de 3,5 milhões de pessoas, entre residentes e visitantes. O Programa contempla os quatro municípios do litoral norte (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) e toda a região metropolitana da Baixada Santista (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente).

A Secretária falou também sobre Mambu Branco, sistema de abastecimento de água que vai ampliar a oferta de água tratada na região de 600 litros/segundo para 1.600 litros/segundo. Esse projeto, que somam R$ 300 milhões, beneficiará mais de 1,2 milhão de pessoas entre a população fixa e flutuante das cidades de Itanhaém, Peruíbe, Mongaguá, Praia Grande e a área continental de São Vicente. Outro assunto discutido foi o Programa Canal Limpo, um convênio entre a prefeitura de Santos e a Sabesp, com o objetivo de despoluir os 22,5 km dos 19 canais na cidade. A meta é, no primeiro ano, melhorar em 20% a balneabilidade das praias. No segundo ano, este índice subirá para 30%.

Para finalizar o encontro, a Secretária entregou aos prefeitos presentes – João Paulo Tavares Papa, de Santos; Mara Antonieta de Brito, do Guarujá; Milena Xisto Bargieri Migliaresi, de Peruíbe; Tercio Augusto Garcia Juniro, de São Vicente – a publicação de boas-vindas da Secretaria de Saneamento e Energia que contém o elenco dos projetos prioritários nas duas áreas.

Da Secretaria de Saneamento e Energia