Secretaria alerta viajantes para prevenção contra dengue na Páscoa

Dicas simples podem ser tomadas para evitar picada do mosquito Aedes Aegypti

qua, 04/04/2007 - 18h59 | Do Portal do Governo

Quem planeja aproveitar o feriado de Páscoa nas praias do litoral paulista precisa tomar nota de cuidados essenciais para evitar picada do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue. A Secretaria de Estado da Saúde indica alguns cuidados para serem tomados.

Há duas situações diferentes. Ao chegar na residência é importante verificar qualquer recipiente que possa guardar água_ calhas, privadas, pneus sem uso e vasos, por exemplo.

Os ralos devem ser tapados. Os vasos de plantas precisam ter areia, não água. Atenção às flores e plantas, que podem reter água.

Caso haja água empossada, tire o líquido. Se o recipiente estiver fora de alcance (no vizinho, por exemplo), entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade.

Já ao sair, voltando da viagem, vale vedar esses recipientes. Na privada, se não houver tampa, pode-se colocar saco plástico

Ao sentir algum sintoma de dengue (febre alta, dor de cabeça, anorexia, náuseas, vômitos, entre outros) é importante procurar imediatamente uma unidade médica. Uma vez picado, demora-se de 4 a 10 dias para apresentar sintomas.

“A participação da população é essencial no combate à Dengue. Somente assim é possível reduzir o número de criadouros do mosquito”, alerta o pesquisador científico Ricardo Ciaravolo, da Secretaria.

O litoral sul de São Paulo contabiliza até o momento 619 casos de dengue (357 em Itanhaém, a cidade com mais casos na região), desde o início do ano. No litoral norte são 605_ destes, 582 em Ubatuba.

Em todo Estado houve 15.237 casos confirmados de dengue em 2007, até agora. No mesmo período de 2006 foram registrados 18.714 casos. Ou seja, comparando-se os dois anos, no mesmo período, houve queda de 19%. Há confirmados cinco casos de dengue hemorrágica, em Hortolândia, Mirassol, Campinas, Ubatuba e Itanhaém (este último com óbito). No ano passado houve 37 casos de dengue hemorrágica, com seis mortes por dengue hemorrágica e oito por dengue clássica.

“O calor tem persistido neste ano. Neste feriado, com previsão de tempo bom, o fluxo ao litoral deve ser grande. Esses cuidados são importantes para evitar um grande crescimento da dengue”, diz Affonso Viviani, coordenador do Comitê de Combate à Dengue.

Veja dicas para o dia-a-dia

– Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas

– Mantenha calhas e lajes sempre limpas e providencie nivelamento se existirem pontos com acúmulo de água.

– Mantenha as piscinas bem tratadas, seguindo as normas sanitárias

– Deixe sempre os pneus guardados em local secos e protegido da chuva_ vale furá-los.

– Coloque em sacos de lixos as embalagens descartáveis e sem utilidade

– Cubra os ralos internos da casa com tapetes ou objetos.

– As caixas d’água devem ser limpas com freqüência_ importante mantê-las tampadas

– Garrafas vazias devem ficar de boca para baixo e sem água acumulada

Da Secretaria da Saúde