Secretaria abre inscrições para o concurso moda inclusiva

Estudantes poderão usar talento e criatividade para criar roupas adequadas para a pessoa com deficiência

sex, 12/12/2008 - 19h09 | Do Portal do Governo

Estudantes de moda e estilismo de universidades de todo o estado já podem se inscrever para o concurso Moda Inclusiva, coordenado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

As inscrições, gratuitas, foram abertas no dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e podem ser feitas até o dia 27 de fevereiro de 2009, por meio do acesso ao site da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br). As regras e premiações também estão no site. Para concorrer, os participantes deverão enviar um “look” (croqui e ficha técnica) para o endereço da Secretaria (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10, Barra Funda, São Paulo, SP, CEP: 01156-001).

Os 20 participantes pré-selecionados – apoiados com tecido e materiais para a confecção da roupa – participarão de um desfile em abril de 2009. Uma banca julgadora composta por nove profissionais premiará as três melhores apresentações em um desfile no auditório da Secretaria.

Muito mais do que incentivar a criatividade dos alunos, o concurso insere-se no contexto da Responsabilidade Social, chamando a atenção para o tema, contribuindo para a promoção de uma sociedade mais inclusiva, bem como colaborando para o aumento da auto-estima entre as pessoas com deficiência.

Moda inclusiva

O concurso Moda Inclusiva convida os estudantes da área a apresentarem propostas de vestuário adaptado que atendam às necessidades e demandas das pessoas com deficiência. O objetivo é promover a discussão no meio sobre a necessidade de se pensar e fazer moda que respeite a diversidade.

A busca de soluções de vestuário para pessoas com deficiência implica, inclusive, na pesquisa de novos tecidos, materiais e desenhos que proporcionem conforto e adequação aos movimentos, por exemplo, de quem está numa cadeira de rodas.

As premiações incluem estágio remunerado na empresa Vicunha, publicação do croqui finalista em revista de moda Manequim, da Editora Abril, e credenciais ao evento da área “São Paulo Fashion Week” (SPFW).

O vestuário para pessoas com deficiência tem potencial para se tornar um novo e expressivo segmento no mercado de moda.  O Brasil tem hoje 24,6 milhões de pessoas com deficiência. Somente no Estado de São Paulo, cerca de 4,2 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência. Esse nicho ganha ainda maior relevância a partir da entrada em vigor da Lei de Cotas, que estabelece reserva de percentual de vagas a trabalhadores com deficiência. O ingresso de maior volume de pessoas com deficiência no mercado de trabalho gera conseqüente aumento de seu poder aquisitivo e também de sua demanda por peças de vestuário.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência