Sebrae-SP lança programa para orientar pequeno empresário no racionamento de energia

nd

qua, 30/05/2001 - 11h17 | Do Portal do Governo

O Sebrae-SP está auxiliando o pequeno empresário a economizar e enfrentar a crise de energia. Foi constituído um grupo de trabalho, que já elabora um programa de apoio técnico-operacional, para orientar micro e pequenas empresas. O programa será lançado oficialmente na primeira semana de junho e vai disponibilizar serviços de consultoria para os empresários que tenham problemas específicos.

Também estão sendo preparados materiais de apoio com dicas gerais para economia de energia e orientações gerenciais para a prevenção e organização das Micro e Pequenas Empresas.

A idéia é oferecer o conhecimento de todos os instrumentos que possam ajudar os empresários a conviver com o racionamento – desta forma estariam preparados para os imprevistos e as possíveis quedas de energia ou os apagões.

Uma das dicas, por exemplo, é que as empresas com cupom fiscal informatizado voltem a ter por perto o talão em papel para emissão da nota nas situações de emergência. Parece simples, mas são detalhes nem sempre lembrados e que podem resultar em um negócio perdido. A consultoria jurídica do Sebrae-SP prepara um material sobre o que prevê a legislação em relação à emissão das notas manuais e seu controle.

A consultoria vai trabalhar de acordo com a demanda. Técnicos orientarão os micro e pequenos empresários e apresentarão soluções. A consulta poderá ser feita nos balcões do SEBRAE-SP ou por meio do Disk Tecnologia.

Orientação setorial

O programa também irá direcionar as orientações por setores. Haverá estudos destinados especificamente a padarias, minimercados, Micros e Pequenas Empresas de vestuário, açougue, entre outros. No Estado de São Paulo existem 20 mil padarias, sendo que 4 mil ficam na Grande São Paulo.

Nas casas de carne, por exemplo, estudo do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da Universidade de São Paulo (USP), indicou que 80% do consumo de energia é dos refrigeradores – indispensáveis para estoque da mercadoria. Encomendado pelo Sebrae-SP, o estudo do IEE dá recomendações de como manter em bom funcionamento dos refrigeradores.

Também foi identificado que em comércios, escolas e alguns tipos de indústria como vestuário e manufaturas, a iluminação é responsável por cerca de 80% do consumo de energia. Nestes casos, as medidas a serem adotadas para redução dos gastos são específicas como troca das lâmpadas incandescentes por fluorescentes de alta eficiência. O uso de luminárias reflexivas (direcionam o fluxo luminoso para o ambiente que precisa de luz) pode reduzir de 20% a 30% a quantidade de lâmpadas no local.

O programa não será apenas emergencial. Prevê também o acompanhamento de ações duradouras em relação ao uso eficiente da energia, elaboração de softwares de auxílio a projetos e consultoria mais profundas, em alguns casos.

Palestras

O programa de apoio técnico-operacional do SEBRAE-SP – elaborado para orientar as micro e pequenas empresas a enfrentar o racionamento de energia – irá realizar palestras nos 38 escritórios regionais de São Paulo sobre a melhor maneira de economizar energia nesse período de crise. O programa vai atender a dúvidas específicas dos empresários por meio do SEBRAETEC – serviço de consultoria pontual – que, em parceria com o Instituto de Eletroeletrônica e Energia (IEE) da Universidade de São Paulo (USP), elaborou orientações por setores e poderá oferecer alternativas ao uso de energia.

As informações estarão disponíveis no site do Sebrae-SP, onde também estará disponível uma lista com as perguntas mais freqüentes.