Seads promove mostra de vídeos comunitários

Evento aconteceu no Parque Estadual Fontes do Ipiranga (PEFI), na Capital

qua, 24/10/2007 - 18h48 | Do Portal do Governo

Conveniada com a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), a Associação Evangélica Brasileira (AEB), por meio de seu Espaço de Informática e Cidadania (EIC), apresentou no último dia 19, a I Mostra Local do Vídeo Ação “Nós por Nós Mesmos”. O evento aconteceu no Centro de Esporte, Cultura e Lazer do PEFI (Parque Estadual Fontes do Ipiranga), na Capital.

A exibição é um projeto do Comitê para Democratização da Informática (CDI) de São Paulo, uma organização composta por 50 EICs localizadas na Capital, na Grande São Paulo e no Pontal do Paranapanema, que usa a inclusão digital para transformar realidades.

O projeto contém 10 filmes produzidos. Para a mostra realizada no PEFI, os educadores da EIC AEB, Bruno Ambrozio e Fernanda de Oliveira, selecionaram três vídeos para apresentação e discussão com o público, formado pelos adolescentes do Ação Jovem, programa de transferência de renda da Seads.

Após passar um clipe com trechos de todas as produções, a coordenadora pedagógica do CDI São Paulo, Raquel Quintino, explicou o conceito do projeto. “Não podemos ficar parados, temos que ir atrás do que queremos. Vídeo Ação é fazer o corre, filmar essa correria”, comentou. Para ela, o importante não é a produção em si, mas a escola promovida pelo projeto, onde se formam os cidadãos.

Na seqüência, o mutirão para remover o lixo jogado em terrenos baldios do Butantã foi mostrado em “O lixo do Sapé”. A coordenadora da EIC Associação Santo Agostinho Andréia Batista levou o vídeo à comunidade e se surpreendeu com a repercussão. “Não esperava ver tanta gente da comunidade e, principalmente de órgãos públicos. Eles até pediram outra sessão”, disse.

No outro extremo da cidade, em São Mateus, ex-internos da Fundação CASA mostraram o preconceito sofrido e as dificuldades em estudar enquanto cumpriam medida socioeducativa, no “Liberdade assistida e escola – uma relação possível”.

Exemplo de superação, o ex-interno Hualinton Dione virou educador. “A maior conquista do programa foi adquirirmos a confiança das pessoas”, comemorou.

Para finalizar, Fernanda mostrou e comentou o vídeo “Campanário em Ação”, produzido pela EIC AEB. Após entrevistarem moradores de Diadema sobre o excesso de lixo, os jovens promoveram um abaixo-assinado para Prefeitura providenciar uma solução. “Eu e o Bruno demos a idéia, mas todo o processo de ação foi feito pelos educandos. No começo eles não acreditaram que teria resultado. Apenas curtiram a produção do vídeo. No entanto, quando viram o lugar limpo, todos se sentiram importantes e capazes de lutar”, afirmou.

A mostra pode ser vista até o fim do mês no Cineclube Vila Buarque. Mais informações no site www.cdisaopaulo.org.br.

Da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social

(I.P.)