Seads inicia capacitação do Pró-Social em órgãos do Estado

Evento acontece nos dias 27 a 29 de maio e envolve 155 gestores públicos

qua, 28/05/2008 - 14h59 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) começou na terça-feira, 27, a capacitação sobre o Sistema Pró-Social. A atividade vai até quinta-feira, 29. Durante esses três dias, 155 gestores públicos das secretarias estaduais, autarquias, fundações e empresas participam do encontro para conhecer o Pró-Social.

A capacitação foi dividida em dois módulos: O Módulo I tem como temática o Pró-Social suas funcionalidades e requisitos, já o Módulo II com tema Operacionalização do Pró-Social e exercícios práticos será ministrado nos dias 2, 3, 5, 9,10 e 11 de junho na Secretaria de Educação em laboratórios com aulas práticas.

Dentro de 90 dias, conforme decreto 52.803, o sistema deverá ser utilizado para inserção de dados por todos os órgãos estaduais que executam programas e projetos de Política Social, sendo facultativa sua utilização apenas pelas instituições sociais do setor privado.

Esta ação inédita dentro da administração pública permitirá uma integração maior entre diversos órgãos de São Paulo. Além disso, todos os gestores públicos poderão identificar quem são, onde residem, como estão constituídas e a quais programas e serviços têm acesso as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social no estado.

“A intenção destes primeiros encontros é de sensibilizar todos os gestores. Deste modo, acredito que possam se familiarizar melhor com o sistema”, afirmou Sergio da Hora Rodrigues, gestor do Sistema Pró-Social.

 “Em breve, teremos condições de saber a quais programas tem acesso uma família em situação de vulnerabilidade. A divisão não será mais por secretaria e sim por família. É o sonho de qualquer gestor social”, explica o secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social Rogerio Amato.

As famílias e membros já cadastrados no Sistema Pró-Social e que já sejam beneficiários de outros programas, projetos ou ações sociais executadas ou financiadas pela Administração estadual não precisarão ser cadastradas novamente, cabendo aos órgãos e entidades responsáveis pelos programas, projetos e/ou ações apenas completar, corrigir ou atualizar os dados relativos às famílias ou beneficiários.

Pró-Social

O Pró-Social é um sistema corporativo, informatizado que centraliza informações sobre oferta e demanda por ações sociais em todo o Estado de São Paulo. Disponível na internet, com acesso hierarquizado e protegido por rígidas normas de seguranças, o sistema é composto por três módulos básicos: Instituições, Programas, e Famílias/Beneficiários, além de dois módulos auxiliares: Convênios e Recuperação de Informações.

Da Seads