Seads e Fundação Orsa firmam parceria para implantar três programas sociais

Um dos projetos é o "Alô Vida" destinado ao atendimento de pessoas com deficiência

qua, 02/01/2008 - 14h26 | Do Portal do Governo

Um protocolo de intenções firmada em dezembro pelo secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Rogerio Amato, e o presidente da Fundação Orsa, Sérgio Amoroso, vai garantir a implantação de três programas sociais. Com a parceria, eles se comprometeram a unir esforços, usando o que cada instituição tem de melhor em termos de estrutura e capacitação, para a aliança dar certo.

Com o programa “Alô Vida” a população em geral terá acesso a informação e encaminhamento sobre as pessoas com deficiência como, por exemplo, os serviços disponíveis de saúde e transporte. É um serviço telefônico que será integrado ao Centro de Orientação e Encaminhamento para Pessoas com Necessidades Especiais e respectivas Famílias – COE.

Para Carmen Lutti, coordenadora do COE, é preciso investir na capacitação profissional já na idade infantil. “Eles passam a vida com a idéia de que são incapazes. Depois fica difícil mudar este conceito e qualificá-los ao mercado de trabalho”, defende.

O “Kit Respeitar” é uma espécie de cartilha sobre casos de violência contra crianças e adolescentes destinada à prevenção e orientação de pais e educadores.

Como ferramenta de médio a longo prazo, o “Estudo de Viabilidade Sócio Econômico Ambiental – EVS” vai identificar o perfil das comunidades visando o desenvolvimento local. Esta análise será aplicada na Virada Social, contribuindo com a gestão do programa.

Da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social

(I.P.)