Seade: Taxa de desemprego estável em abril

Taxa de desemprego total permaneceu inalterada em 16,9%

qua, 24/05/2006 - 16h04 | Do Portal do Governo

As informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego mostram que a taxa de desemprego total permaneceu inalterada em 16,9%, em abril, como resultado do aumento da taxa de desemprego aberto (de 10,9%, em março, para os atuais 11,2%) e do decréscimo da taxa de desemprego oculto (de 6,0% para 5,7%).

O contingente de desempregados foi estimado em 1.700 mil pessoas, mantendo-se praticamente estável em relação ao mês anterior. Esse comportamento, pouco usual para o período, está associado à relativa estabilidade do número de ocupados e da população economicamente ativa.

A pequena variação do nível de ocupação (0,3%) resultou da geração de postos de trabalho nos Serviços (37 mil) e no agregado Outros Setores (3 mil), parcialmente contrabalançada pela eliminação de vagas na Indústria (13 mil) e no Comércio (5 mil).

Entre fevereiro e março, os rendimentos médios reais de ocupados e assalariados reduziram-se em 2,2% e 2,5% e passaram a equivaler a R$ 1.053 e R$ 1.117, respectivamente.

Consulte aqui todos os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego para a Região Metropolitana de São Paulo, realizada pela Fundação Seade e o Dieese.

Do Seade