Seade realiza pesquisa municipal sobre drenagem urbana

Levantamento junto às 645 prefeituras paulistas captará informações para construção do Índice de Drenagem Urbana

seg, 25/07/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

A pesquisa faz parte do contrato entre a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos e o Seade, com o objetivo de subsidiar ações de planejamento e a implantação de programas estaduais no setor. Para tanto, a Fundação Seade irá produzir e organizar base de dados, complementando as informações que comporão o Sistema de Informações Municipais de Saneamento no Estado de São Paulo (SIS/SP), além de construir o Índice Municipal de Saneamento (IMS).

O IMS conterá vários componentes, entre os quais o Indicador de Drenagem Urbana, abrangendo quatro dimensões: cobertura, eficácia, sustentabilidade ambiental e institucionalização e gestão.

Para coletar as informações necessárias, o questionário da Pesquisa Municipal de Drenagem Urbana será estruturado nos seguintes blocos: instrumentos legais; características do sistema de drenagem; gestão dos serviços; e caracterização dos incidentes de alagamentos, inundações e deslizamentos.

É importante salientar que a construção do Índice de Drenagem Urbana de cada município paulista depende da colaboração de seus administradores. Portanto, é indispensável o apoio de todos os prefeitos para garantir o correto e pronto preenchimento dos questionários que serão disponibilizados pela Fundação Seade.

Da Fundação Seade