Seade: PIB trimestral do Estado de São Paulo

Estimativas apontam crescimento de 2,9% em 2005

qua, 24/05/2006 - 18h23 | Do Portal do Governo

As estimativas do PIB trimestral do Estado de São Paulo mostram que, em 2005, o produto paulista cresceu 2,9% em relação a 2004. No 4º trimestre, embora o PIB paulista tenha ficado estável  na comparação com o trimestre anterior (0,1%), apresentou crescimento de 1,9% frente ao mesmo período de 2004.

Essa evolução é semelhante à observada para o conjunto do país, onde o PIB também pouco se alterou entre o terceiro e o quarto trimestre de 2005 (0,8%), acumulando, ao longo do ano, expansão de 2,3%. Tal constatação reafirma análises anteriores que explicam a grande aderência entre o comportamento das economias paulista e brasileira, reflexo do papel que cumpre a primeira, de grande fornecedora de insumos, bens finais e serviços técnicos a todas as unidades da federação.

A metodologia utilizada para calcular as estimativas trimestrais do PIB foi desenvolvida pela Fundação Seade, em parceria com a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, utilizando para seu cálculo indicadores da variação do produto de onze setores de atividade.

Clique aqui para consultar os resultados do PIB trimestral.

Do Seade