Seade e Arquivo Público definem critérios para a guarda permanente de documentos públicos

Plano de trabalho prevê, inicialmente, a realização de pesquisa bibliográfica sobre processos de guarda de documentos

dom, 25/09/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Um grupo de trabalho multidisciplinar, composto por estatísticos da Fundação Seade e historiadores e especialistas em arquivologia do Arquivo Público do Estado definirá critérios de amostragem a serem adotados pelo Sistema de Arquivos do Estado.

O termo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Casa Civil, com a interveniência do Arquivo Público do Estado, e a Fundação Seade visa definir critérios técnicos de amostragem para a guarda permanente de documentos públicos. Como contrapartida, o Arquivo Público do Estado dará assessoria à Fundação Seade na implementação de programa de gestão de seus documentos.

O Arquivo Público do Estado, unidade vinculada à Casa Civil, é o órgão responsável pela formulação e implementação da política de arquivos e gestão documental, atuando como órgão central do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo – Saesp.

O plano de trabalho prevê, inicialmente, a realização de pesquisa bibliográfica sobre processos de guarda de documentos, de modo a levantar informações que auxiliem na definição dos critérios de amostragem. Posteriormente, serão desenvolvidos modelos e procedimentos amostrais passíveis de serem aplicados aos diferentes subconjuntos de documentos, testes e ajustes para, por fim, homologá-los.

Da Fundação Seade