Seade divulga análise de investimentos no Estado de São Paulo

Análise da pesquisa acontece nesta quinta-feira, dia 7

qui, 07/06/2001 - 9h16 | Do Portal do Governo

A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) divulga a análise da Pesquisa de Investimentos no Estado de São Paulo realizada entre os anos de 1999 e 2000, em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira, dia 7, às 10h30, na Av. Cásper Líbero, 464. Estarão presentes técnicos do Seade.

O estudo mostra que os anúncios de investimentos em 2000 totalizaram quase 24 bilhões de dólares, valor maior que no ano anterior. A Grande São Paulo ainda é a região do Estado com maior volume de investimentos, mas em relação a 1999, apresentou queda significativa, ao contrário dos municípios do interior, cuja participação registrou crescimento.

Os investimentos no interior têm sido principalmente no setor industrial, provavelmente, devido a oferta de infra-estrutura de transportes e telecomunicações, associada à existência de uma rede de cidades de médio e grande portes que aproveitam oferta de mão-de-obra qualificada, centros universitários e de pesquisa de nível internacional, qualidade de vida e potencial de consumo.

Pela primeira vez uma região não-fronteiriça à Grande São Paulo, a de Araraquara e São Carlos, aparece entre as quatro principais regiões em volume de investimentos anunciados.

O setor industrial continua sendo o que mais investe em São Paulo, com destaque para os subsetores automobilístico, telecomunicações, eletricidade e gás, produtos químicos, e papel e celulose, que saltou da 20ª posição em 1999 para a 5ª em 2000.

No subsetor de eletricidade e gás, além dos investimentos das concessionárias privadas na área de transmissão e distribuição, inúmeros projetos têm sido anunciados na área de geração térmica, utilizando o gás disponibilizado pelo Gasoduto Bolívia-Brasil.