Seade disponibiliza Índice Paulista de Responsabilidade Social

Indicador expressa o grau de desenvolvimento social e econômico dos municípios

qua, 29/06/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Instituto do Legislativo Paulista da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e a Fundação Seade disponibilizam a versão completa da sexta edição do Índice Paulista de Responsabilidade Social – IPRS, com dados de 2008.

Em 2000, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo solicitou à Fundação Seade a construção de indicadores que expressassem o grau de desenvolvimento social e econômico dos municípios paulistas. Com esse objetivo, foi criado o IPRS, indicador sintético composto de três dimensões – riqueza, escolaridade e longevidade -, que sinalizam a evolução das condições de vida dos 645 municípios do Estado de São Paulo, sob a ótica do desenvolvimento humano.

Na atual edição, constatou-se que a dimensão riqueza municipal manteve-se concentrada nos históricos eixos de desenvolvimento do Estado – no entorno da Região Metropolitana de São Paulo e ao longo das Rodovias Anhangüera e Presidente Dutra. Nessas regiões, não ocorreram mudanças significativas, isto é, não tem havido desconcentração da riqueza para outros municípios.

Ao longo da década, quase a totalidade dos 645 municípios do Estado avançou substantivamente nas dimensões sociais, com aumento da longevidade e escolaridade da população. Apenas 66 localidades ainda não conseguiram atingir os níveis satisfatórios estabelecidos para essas dimensões.

Em âmbito municipal, os três melhores resultados na dimensão escolaridade corresponderam a São Caetano do Sul, Holambra e Poloni (os mesmos da edição anterior do IPRS). No indicador de longevidade, destacaram-se Nova Canaã Paulista, Parisi e Nova Castilho. Já no de riqueza, sobressaíram São Sebastião, Barueri e Bertioga.

Consulte os resultados completos e a metodologia do IPRS

Da Fundação Seade