Se beber não dirija: Direção Segura já fez 7,9 mil testes do etilômetro

Programa tem como objetivo conscientizar os motoristas a não dirigirem embriagados

qua, 18/09/2013 - 11h54 | Do Portal do Governo

Com a função de conscientizar os motoristas para não ingerir álcool antes de dirigir, o Governo do Estado lançou em fevereiro deste ano o Programa Direção Segura, que fiscaliza a Lei Seca por meio de um novo modelo de blitz.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Mais de 7,9 mil pessoas fizeram o teste do etilômetro, sendo que 833 foram autuados por embriaguez. Entre esses, 184 cometeram crime de trânsito e vão responder na justiça, além de terem recebido as penalidades administrativas.

LEIA TAMBÉM

Lei Antiálcool para Menores é cumprida em 99% dos estabelecimentos

O condutor que é autuado recebe a multa de R$ 1.915,40, mais sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e processo para ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses.

As operações contam com a presença das equipes do Detran.SP e das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, com isso, as providências em caso de motoristas embriagados são tomadas no próprio local, que também conta com uma delegacia móvel e peritos que realizam exames clínicos.

Os motoristas que tiverem o resultado zero no teste do etilômetro recebem um kit, com folder explicativo, “bafômetro” descartável, porta lixo para carro, adesivos, chaveiro e caneta.

Do Portal do Governo do Estado