Scielo mostra novidades no aniversário de dez anos de atividades no Brasil

Portal oferece biblioteca eletrônica com 130 mil artigos em 452 títulos de periódicos certificados

sáb, 25/08/2007 - 11h07 | Do Portal do Governo

Nos próximos dias, o usuário do portal do Scientific Electronic Library Online (Scielo), na Internet, terá novidades. Haverá diferentes recursos de busca para acesso às coleções e serviços personalizados, em que a pessoa recebe artigos, notícias e mais informações, de acordo com temas de interesse. As inovações foram anunciadas na semana passada, em São Paulo, durante a comemoração dos dez anos de atividades dessa biblioteca eletrônica.

O Scielo permite acesso gratuito a artigos de dez coleções em oito países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Portugal, Espanha e Venezuela), e de mais duas nas áreas de saúde pública e Ciências Sociais. O Scielo é mantido no Brasil pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), pela Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“A principal novidade é a recuperação de artigos independentemente de qual coleção façam parte, recurso difícil na versão anterior do portal”, assegura Renato Murasaki, coordenador do Escritório de Projetos da Bireme. “A partir de agora, será possível fazer uma única expressão de busca para acessar artigos de todas as revistas disponíveis na biblioteca”. São mais de 130 mil artigos em 452 títulos de periódicos certificados.

Ao se cadastrar gratuitamente, o usuário recebe login e senha. Para clicar os serviços personalizados, o sistema também solicita a elaboração de um perfil no qual devem ser indicados os principais temas de interesse. Cada pessoa tem direito a cadastrar até três perfis.

Recursos e links – Entre os novos serviços personalizados estão Minha Coleção, Meus Alertas e Minhas Notícias. O primeiro recurso permite armazenar artigos de interesse e atribuir classificação de uma a três estrelas. No outro, é possível monitorar os indicadores do artigo clicando nos itens Avise-me Quando Citado e Envie-me Estatísticas de Acesso. Minhas Notícias permite ao usuário adicionar endereços de sites pela tecnologia RSS (receber notícias automaticamente e em tempo real). Há ainda o recurso Meus Links, que possibilita salvar e organizar os endereços de sites preferidos por ordem de importância.

As informações disponíveis no portal Scielo também são acessadas por meio de buscas de autores, assuntos, revistas, palavras-chave, cidade ou país. O usuário visualiza o artigo em formato PDF ou XML, conhece o currículo dos autores e estatísticas de acesso, consulta as referências bibliográficas do artigo e, finalmente, envia por e-mail.

Os mantenedores do portal asseguram que a partir de agora a comunicação entre os cientistas será mais fácil, porque criarão sua própria coleção e ainda irão compartilhar artigos com outros pesquisadores.

Thiago Romero

Da Agência Fapesp

(R.A.)