Scanner capta imagens radiológicas e dispensa impressão em filmes

Desde agosto de 2008, o ambulatório da ortopedia já emitia os resultados digitalizados

qua, 28/01/2009 - 11h02 | Do Portal do Governo

O Serviço de Radiologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) completou a implantação do sistema que emite os resultados de exames digitalizados. O método consiste em utilizar um scanner para captar a imagem e dispensar a impressão em filmes.

Desde agosto do ano passado, o ambulatório da ortopedia já emitia os resultados de seus exames de diagnóstico radiológico digitalizados. Hoje são realizados em média 600 exames por dia entre o Serviço de Ortopedia e os demais setores de raios-X central.

Segundo o diretor da radiologia, Aldemir Humberto Soares, 80% dos resultados são digitalizados, o restante passa por ajuste técnico e logo estará pronto. O sistema também será expandido para a unidade de raios-X do pronto-socorro após o término da reforma naquele setor. “A previsão do aumento da oferta de exames se concretizou, já cresceu de 17 para 23 mil exames por mês, para chegar aos 24 mil em breve, conforme anunciado”, afirma Soares.

A imagem digital é de melhor qualidade, de fácil arquivamento, permite a guarda para futuras comparações e estará disponível ao médico em ambulatórios e enfermarias.

A digitalização faz parte de contrato de parceria, assinado em junho de 2008, entre o Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual (Iamspe) e a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi) para a modernização dos equipamentos do Serviço de Radiologia.

Do Iamspe