SBPC encerra com saldo positivo na Unicamp

O evento reuniu cerca de 12 mil pessoas em Campinas, no interior do Estado

seg, 21/07/2008 - 9h52 | Do Portal do Governo

Os professores da Unicamp Eduardo Guimarães e Marcelo Knobel, que coordenaram respectivamente a 60ª Reunião da SBPC e a SBPC Jovem, classificaram como muito positivo o encontro, que encerra hoje no campus de Campinas. O evento, que reuniu cerca de 12 mil pessoas, pode ter mudado o paradigma da Universidade que, agora, acresce ao conhecimento também a experiência de organizar a reunião mais ampla e de maior magnitude científica do país.

De acordo com Guimarães, o trabalho iniciou bem antes do seu preparo, já com o anúncio de que a Unicamp iria sediar o evento no marco da sexagésima edição. Foram 6 meses cravados de muito serviço e reuniões, envolvendo a Universidade toda. Oitenta funcionários estiveram diretamente atuando, 26 voluntários, 10 bolsistas, 323 monitores, 90 vigilantes, 60 de prestação de serviços de limpeza, 9 colaboradores no plantão de emergência e 30 empresas contratadas. Mas a boa influência do encontro também pôde ser vista nas imediações da Unicamp, aumentando as corridas de táxi em 30% e 10% em outros locais, bem como dando preenchimento total da rede hoteleira de Barão Geraldo e região.

Na ExpoT&C, foram contratantes 23 empresas e participaram mais de 60 expositores. Cerca de 250 pessoas estiveram envolvidas na logística, sem contar os estandes das Rádios CBN e Rádio MCT. Já na Feira do Livro expuseram 25 editoras e livrarias, com 100 pessoas trabalhando no espaço.

Durante a programação cultural, foram promovidas cinco atividades diárias, em alguns casos com público superior a 5 mil pessoas, como ocorreu no show de Paulo Moura, que teve como eixo da apresentação um mix entre linguagem popular e erudita.

Programação científica – Inscreveram-se 5.934 pessoas para a programação científica, além de 330 no local, totalizando 6.264. Destes, o maior número de inscritos, como era esperado, provinha do Estado de São Paulo. Surpreendeu, no entanto, a organização que o Estado do Pará tenha vindo em segundo lugar, com 375 pessoas, apesar da distância, seguido pelo Estado de Minas Gerais, com 368.

Guimarães estima que o público circulante por dia tenha ultrapassado 3 mil pessoas, isso somadas a programação científica, a ExpoT&C, a Feira do Livro e a Feira de Artesanato. Foram mais de 200 profissionais de comunicação dando cobertura jornalística no local. A Reunião teve sete assembléias, 80 conferências, 14 encontros, 55 mesas-redondas, 7 sessões especiais, 71 simpósios e 43 minicursos, com a participação de 1.261 matriculados.

SBPC Jovem – Nesta outra atividade, a SBPC Jovem, ocorrida na programação do encontro, foram 986 inscritos, 765 se inscreveram no local, totalizando 1.751 pessoas, com atividades adaptadas à faixa etária a partir de 6 anos. O público circulante estimado por dia foi de 1.000 jovens e crianças. Conforme Knobel, a SBPC ocorreu sem imprevistos e superou em muito a expectativa da organização.

Da Unicamp