Serra anuncia programa de capacitação para deficientes

Na primeira fase, Secretaria deve capacitar, para o emprego, cerca de 100 pessoas

sex, 13/03/2009 - 17h42 | Do Portal do Governo

O governador José Serra, em companhia da secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, anunciou nesta sexta-feira, 13, em Jacareí, um novo programa de capacitação para o emprego do Governo do Estado, voltado especialmente aos deficientes.

“Estamos preocupados com a questão do emprego em geral, mas também do emprego das pessoas portadoras de deficiência. Por isso estamos desenvolvendo um programa de empregabilidade para treiná-las”, disse o governador. O novo programa deve capacitar cerca de 100 pessoas até fevereiro do ano que vem.

O anúncio ocorreu durante a divulgação do balanço do atendimento feito pela Unidade Móvel de Reabilitação da Rede Lucy Montoro no Vale do Paraíba. Para Serra, o programa “é o mais importante e inovador” da administração estadual. “Estamos criando uma rede de hospitais de reabilitação. Vamos ter seis unidades no Estado de São Paulo, inclusive aqui no Vale do Paraíba”, ressaltou Serra.

Durante a visita, o governador aproveitou para fazer um pedido aos prefeitos. “Quero vocês criem secretarias ou departamentos de atendimento às pessoas com deficiência porque precisamos espalhar isso no Estado e conscientizar a sociedade”, disse.

Para a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, “não é possível garantir a cidadania para quem ainda está padecendo de sua deficiência, incapaz de exigir seus direitos” “A reabilitação certamente é e será sempre o primeiro passo para a garantia de uma total inclusão social”, completou.

Entre os dias 10 e 13 de março, a unidade móvel distribuiu órteses e próteses e meios auxiliares de locomoção, como bengalas e cadeiras de rodas, a 190 pacientes de Cruzeiro e Jacareí. A medida dá seqüência ao processo de distribuição de 373 ajudas técnicas, como são chamados os equipamentos, a 243 pacientes da região. Cada uma das ajudas foi ajustada individualmente e os pacientes serão treinados a usá-las nesta e nas próximas visitas da unidade móvel.

O atendimento na região Lançada em São Paulo no dia 19 de janeiro, a Unidade Móvel Lucy Montoro visita o interior do Estado, colhe dados dos pacientes e personaliza as ajudas técnicas em oficina especializada na capital. Em Jacareí, órteses, próteses e cadeiras de rodas foram entregues a 151 pacientes. Em Cruzeiro, foram 39.

No final de janeiro, durante cinco dias, uma equipe de 25 profissionais do Hospital das Clínicas da USP atendeu a demanda reprimida da região: 243 pacientes foram atendidos em consultas – alguns deles aguardavam há oito anos o fornecimento destes materiais e foram surpreendidos ao levarem para casa, no mesmo dia, parte dos equipamentos (órteses de membro superior, bengalas, cadeiras, de rodas, muletas, entre outros). Estão previstos novos retornos à região do Vale do Paraíba, para atendimento de 350 novos pacientes, já cadastrados pelo Departamento Regional de Saúde.

A Unidade Móvel

A Unidade Móvel é um caminhão de 15m de comprimento x 2,60m de largura, pesa 20 toneladas, levou três meses para ser montada e adaptada, num trabalho que contou com dez profissionais. Além de elevador hidráulico para atender a pessoa em cadeira de rodas e o paciente com maca, a Unidade dispõe de banheiro totalmente adaptado às necessidades da pessoa com deficiência.

A Unidade possui um consultório médico, sala de espera e oficina ortopédica composta por salas de prova, de máquinas e de gesso. Sete profissionais da área da saúde farão o atendimento (dois médicos fisiatras, dois técnicos de órtese e prótese, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional e um enfermeiro).

A Rede Lucy Montoro

A Unidade Móvel de Reabilitação integra a Rede Lucy Montoro, que será composta por, no mínimo, seis unidades fixas em diversas regiões do Estado. Já foram lançadas as pedras fundamentais das unidades de Campinas, Marília e São Paulo – essa última com capacidade média de 10 mil atendimentos mensais, garantidos por mais de 200 profissionais especializados. O Governo do Estado investirá, nos próximos dois anos, R$ 52 milhões na construção e ampliação dessas primeiras unidades.

Em breve, devem ser lançadas unidades em Santos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. A rede também estuda a instalação de outras duas unidades no Vale do Paraíba, em municípios a serem definidos. Todas as unidades devem estar em funcionamento no prazo aproximado de dois anos. A proposta da Rede é oferecer condições à pessoa com deficiência física de ser efetivamente inserida na sociedade a partir do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades.

O objetivo é capacitar o paciente em relação à exigência de seus direitos de acesso igualitário a bens, produtos e serviços, sempre considerando a realidade à sua volta – eixo condutor também do trabalho da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

As unidades empregarão uma equipe completa de profissionais, composta de médicos fisiatras, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e nutricionistas especializados em Reabilitação.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência