Melhor prevenir do que cair

Problemas decorrentes de quedas causam óbito de quatro idosos por dia no Estado, segundo a Secretaria da Saúde, que lança manual preventivo

qua, 25/07/2012 - 10h07 | Do Portal do Governo

Um balanço realizado pela Secretaria de Estado da Saúde demonstra que problemas decorrentes de quedas levam à morte quatro idosos por dia no Estado. Das 27.886 pessoas com mais de 60 anos internadas em hospitais públicos por conta desse tipo de acidente no ano passado, 1.507 morreram.

“Ao contrário do que muitos pensam, cair na terceira idade não é normal. Indica que algo está errado. Por isso, é importante que os idosos procurem um médico depois de uma queda, para que o motivo de sua ocorrência seja investigado e tratado”, explica Christine Brumini, fisioterapeuta e coordenadora da reabilitação do Centro de Referência do Idoso (CRI).

Para estimular a prevenção, considerada a forma mais eficaz de evitar o problema, a secretaria acaba de lançar o manual Cair de maduro é só para fruta, com informações sobre os fatores de risco para quedas e dicas de como evitá-las.

A iniciativa é resultado de parceria com o Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Municipal) e a Universidade da Cidade de São Paulo (Unicid). O material está disponível para acesso gratuito no site http://www.youblisher.com/p/373956-Manual-de-Prevencao-de-Quedas-em-idosos, e a versão impressa será distribuída em unidades das três instituições.

A especialista informa que o alto índice de mortalidade é decorrente, obretudo, de complicações dos ferimentos causados pelas quedas. Exemplo disso são
as fraturas que só podem ser tratadas com procedimentos cirúrgicos. Entre os
principais motivos dos acidentes estão osteoporose (enfraquecimento dos ossos), diminuição da visão e do equilíbrio e enfraquecimento muscular.

Evite acidentes

No manual, podem ser encontrados procedimentos simples para evitar um acidente. Veja alguns deles: evite usar tapetes de tecido na casa que possam causar escorregões; mantenha um espaço entre os móveis para circulação; aumente a iluminação dos ambientes e evite se levantar no escuro total; procure sentar-se para vestir calças, calçar sapatos e meias; não use roupas muito compridas que arrastem no chão; prefira calçados com solado antiderrapante; pratique atividades físicas para fortalecer os músculos e manter
o equilíbrio; mantenha uma alimentação saudável; visite sempre um médico e faça exames periódicos.

Da Agência Imprensa Oficial