HSPE: o hospital amigo do idoso

Durante o mês de outubro, o Hospital do Servidor oferece programação especial à terceira idade, a proissionais de saúde e ao público em geral

ter, 16/10/2012 - 10h02 | Do Portal do Governo

O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) é referência no atendimento à terceira idade e em breve será reconhecido como primeiro Hospital Amigo do Idoso da América Latina. “Nossos usuários envelheceram, e 60% das internações são de pacientes acima de 65 anos. Lidar com essas pessoas é nossa realidade. Por isso, oferecemos programação especial em outubro, quando se comemora o Dia Internacional do Idoso (dia 1º)”, informa Abrão Elias Abdalla, diretor do Centro de Desenvolvimento e Pesquisa (Cedep).

A programação especial, que segue até o dia 30, também comemora os 60 anos do Iamspe, fundado em 1952 com a criação do Departamento de Assistência Médica ao Servidor Público do Estado de São Paulo (Damspe).

Na abertura do evento, foram lançados os manuais dos medicamentos e para cuidadores de idosos, elaborados por profissionais do instituto a fim de esclarecer dúvidas e melhorar a qualidade de vida do servidor público e seus familiares.

O manual Remédios – Cuidados e orientações divulga textos didáticos e importantes orientações para elucidar diversas questões, entre elas: dúvidas sobre como tomar medicamento e onde guardá-lo, riscos da automedicação e dos produtos à base de plantas ou chás caseiros, remédios desaconselhados à pessoa idosa, diferença entre o genérico e o de marca. A previsão é imprimir 50 mil exemplares.

Automedicação

“Realizamos pesquisa com os pacientes idosos do hospital e constatamos que alguns medicamentos consumidos podem causar efeitos danosos. E muitos deles são vendidos em farmácia sem receita médica”, alerta a médica Diva Leonor Corrêa Monteiro, uma das autoras do manual. Ela diz que a automedicação está em primeiro lugar entre as causas de intoxicação no Brasil.

A doutora Diva informa, por exemplo, que anti-inflamatório sem orientação médica pode ocasionar insuficiência renal e problemas no coração. Já o relaxante muscular resulta em sonolência: “O resultado provoca mais acidentes de trânsito, quedas em casa e fraturas”.

Ela antecipa ainda que, em 2025, haverá 35 milhões de idosos no Brasil. “Até o momento, a população brasileira da terceira idade cresceu 15 vezes em relação a 1950. E já somos o sexto país do mundo com maior número de idosos, mas falta estrutura para recebê-los”, frisa.

De olho nesse problema, o HSPE realiza frequentes treinamentos para cuidadores de idosos e de sua própria equipe multiprofissional. “Nossa meta é sensibilizá-los sobre os cuidados para assistir os mais velhos e oferecer condições para melhor independência”, destaca. O instituto tem 1,3 milhão de usuários cadastrados, entre funcionários públicos (ativos e aposentados), familiares e agregados.

Manuais no site

O Manual para Cuidadores de Idosos reúne importantes informações para familiares e cuidadores. Em 56 páginas, traça o perfil do idoso que necessita de cuidados, informa as características do cuidador, com dicas de higiene e de alimentação apropriada. Trata, ainda, da prevenção de úlceras por pressão, exercício respiratório, cuidados na movimentação, serviços e direitos do idoso e outras informações. Planeja-se imprimir 10 mil exemplares desse manual na primeira tiragem.

As duas publicações estão disponíveis no site do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) (www.iamspe.sp.gov.br) na aba Hospital do Servidor/Cartilhas e Manuais.

A programação inclui o debate Exercício profissional da medicina nos dias atuais, dirigido aos profissionais de saúde do Iamspe. Será realizado no Dia do Médico (18), às 11 horas, no Anfiteatro A da instituição (Rua Pedro de Toledo, 1.800). No dia seguinte, haverá o seminário Medicina para a alma, das 8 às 17 horas, no mesmo local. Voltado a profissionais da área da saúde, discutirá temas como o impacto da fé sobre a saúde física e mental, envelhecimento – visão integral do ser, a dor da alma no final da vida, o profissional da saúde no cuidado integral do ser. A palestra que abordará o cuidado espiritual ao enfermo é aberta ao público.

Poesia e contos

Os palestrantes são médicos do Iamspe, HC da Faculdade de Medicina da USP, Hospital Albert Einstein e Instituto Mackenzie, além de representantes de correntes religiosas. Os três eventos exigem inscrição gratuita (até o dia anterior) pelo email cedep.eventos@iamspe.sp.gov.br. Lotação do anfiteatro: 400 vagas.

Até o dia 31, das 9 às 16 horas, no saguão do Pronto Socorro Infantil, haverá a mostra de talentos da terceira idade. Os usuários do instituto estão convidados a apreciar trabalhos de artesanato, pintura, desenho, poesia, contos e fotografia produzidos por pacientes com mais de 60 anos.

A saúde na terceira idade também será tema do Encontro Estadual da Comissão Consultiva Mista (CCM), nos dias 29 e 30, das 8 às 17 horas, também no Anfiteatro A. A CCM do Iamspe é um fórum representativo de várias áreas do funcionalismo estadual que discute propostas referentes à assistência médica ao servidor. É aberto ao público, mas discutirá assuntos de interesse do usuário do instituto e seus dependentes.

Amigo do idoso

Abdalla anuncia que até o final do ano será lançada uma carteira de saúde que registrará o histórico do paciente atendido no Iamspe. “Com o documento, a meta é facilitar o atendimento de saúde do idoso”. O HSPE adota diversas ações em benefício da terceira idade, como mudança no mobiliário e acessibilidade. A proposta de reconhecê-lo como Hospital Amigo do Idoso foi apresentada por representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) num evento do hospital, em 2011. Sem data definida, o título será concedido pelo Comitê Intersecretarial do Programa São Paulo Amigo do Idoso, do Governo do Estado.

Da Agência Imprensa Oficial