Perola Byington promoveu programação especial no mês de outubro

Programação do Centro de Referência da Saúde da Mulher inclui dança, aula de maquiagem, entrega de acessórios e micropegmentação de aréolas

sex, 05/10/2018 - 10h36 | Do Portal do Governo

Pacientes com câncer em tratamento no Hospital Estadual Pérola Byington ocuparam uma passarela especial no tradicional “Desfile da Primavera”, em comemoração ao “Outubro Rosa”, campanha nacional cujo principal objetivo é a conscientização a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Com o tema “Seja Incomum”, o evento gratuito e aberto ao público, aconteceu no Auditório do campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, na capital. A coleção foi confeccionada por bacharelados em Design e Negócios da Moda da universidade.

Durante todo o mês, o Centro de Referência da Saúde da Mulher desenvolveu uma programação especial com a finalidade elevar a autoestima e qualidade de vida das pacientes, conectá-las e homenageá-las. O prédio hospitalar foi iluminado na cor pink, e a decoração da fachada é composta de mandalas de crochê feitas pelo grupo “1.000 fios a 1.000”.

Com o objetivo de proporcionar uma melhora na aparência comprometida pelo tratamento, maquiadores voluntários do Instituto ABIHPEC ministraram aulas de automaquiagem, através do programa “De bem com Você – A Beleza Contra o Câncer”. O programa, por meio de parcerias com hospitais, clínicas, casas de apoio e ONGs, estimula a autoestima e promove o bem-estar das mulheres em tratamento oncológico. É com o mesmo objetivo que, no dia 18, a partir das 14h, em sua comemoração de 1 ano, o “Projeto COLORIR” realizará micropigmentações das aréolas de pacientes mastectomizadas.

Já no dia 16, Sandra Gonçalvez, também paciente em tratamento na unidade, entregou lenços a outras mulheres atendidas na unidade. “Um projeto de valorização da vida e resgate da autoestima, trocando lenços por sorrisos”, escreveu a paciente, em folder sobre a ação. Kits de beleza também serão distribuídos, no dia 19, a partir das 10h, pela ONG “De Peito Aberto”.

“A semana de ações no Pérola em celebração ao ‘Outubro Rosa’, além de promover descontração e trazer benefícios às pacientes em tratamento na unidade, visam, principalmente, chamar a atenção sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama”, afirma o diretor da unidade, Luiz Gebrim.

Prevenção

De acordo com o mastologista Luiz Henrique Gebrim, o câncer de mama atinge todo e qualquer tipo de mulher. “É importante saber que quanto mais idade a mulher tem, maiores as chances de ter câncer de mama. Não existem sintomas fáceis de identificar, pode ser um câncer silencioso. O que traz a mulher ao médico são dores ou pontadas na mama, mas isso não tem a ver com o câncer. O que mais preocupa é o aparecimento de nódulos”.

A mamografia, assim, é a melhor forma de prevenção contra esse tipo de tumor. O exame deve ser realizado por mulheres com mais de 50 anos de idade, pelo menos, a cada dois anos.

“Eu tenho 66 anos e já fiz mamografia algumas vezes. Nunca tive indícios de nada”, afirma Rosa Pereira. Já Marina Cesarino, diz: “Faço todos os anos desde os 40 porque já tive casos na família, então me previno”.

Confira abaixo a programação completa do Pérola Byington para este mês:

  • 05/10, às 15h

– 14° edição do “Desfile da Primavera” ;

  • 08/10, às 10h

– Apresentação de dança cigana (paciente Eliane);

  • 10/10, às 10h

– Missa da “Pastoral da Saúde”;

  • 10/10, às 14h

– Aula de maquiagem (Instituto ABIHPEC);

  • 16/10

– Entrega de lenços (paciente Sandra Gonçalves);

  • 18/10 , às 14h

– Micropigmentação das aréolas de pacientes mastectomizadas (“Projeto COLORIR”);

  • 19/10 , às 10h

– Entrega de kits de beleza (ONG “De Peito Aberto”).